sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Debandada



À medida que o mandato da actual Comissão Europeia se aproxima do fim, aumenta o número de comissários que não querem ficar para trás para apagar a luz.

A responsável pelo orçamento, a lituana Dalya Grybauskaite, anunciou esta semana que será candidata às eleições presidenciais no seu país, marcadas para 17 de Maio. Suspende o mandato em meados de Abril e o mais provável é ser eleita e não regressar a Bruxelas. Nessa altura se verá se Barroso encontra algum lituano disponível para tapar o buraco durante alguns meses ou se entregará o pelouro a outro comissário.

Seja como for, é bom que vá pensando no assunto, porque pelo menos outros cinco membros da sua equipa (os comissários belga, eslovaco, esloveno, luxemburguês e polaco) já declararam publicamente ou fizeram constar que tencionam encabeçar listas partidárias nas eleições europeias de Junho.

A que se somam os três que, nos últimos tempos, trocaram Bruxelas pelas respectivas capitais (o comissário cipriota, o britânico e o italiano), tendo no entanto sido todos substituídos.

Sem comentários: