sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Avisos à navegação com mais de 100 anos

Karl Marx, numa previsão feita em 1867, escrita no livro "O Capital":

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado".

Talvez fosse bom certos políticos, hábeis nas previsões e rápidos a adivinhar economias florescentes, começarem a ler os volumes todos.

5 comentários:

HCM disse...

Teleologia do Capital

Nunca li “O Capital” mas, o que li de Marx, encantou-me pela coerência da análise. Nunca me tinha apercebido desta deriva teleológica; julgava que culpava o capitalismo, inexoravelmente movido pelo lucro, e não os capitalistas que Marx consideraria tão escravos da lógica do bazar quanto os assalariados; uns lucravam outros eram espoliados pela mesma mão invisível - o “estigma satânico do factor económico”.
Afinal, os donos do capital estariam para Marx como os judeus para Hitler. A crer na fidelidade da tradução, aquela citação mostra que também Marx acreditava na maldade intrínseca dos donos do capital em contraste com a bondade natural dos proletários.
Marx, o criador do marxismo, alicerçado no materialismo dialéctico, era, afinal, maniqueísta.
Custa a crer.
Li esta citação com a mesma surpresa que teria se Darwin tivesse escrito que “as flores escolhem cores que “vão estimular os insectos a abastecer-se do seu néctar para globalizar o mercado do pólen”.

Anónimo disse...

Alguém que gostava que o 'adivinhão' Marx tivesse escrito isso inventou essa frase e pôs a circular pela Net.

Tu, como milhares de outros, repetiram a frase no seu blog apesar de em parte nenhuma vir referida a edição, página e, já agora, o tradutor. Ou seja, não confirmaste a veracidade do texto antes de o reproduzires.

Marx, que não era 'adivinhão', não usava sequer os termos e as ideias empregues na frase que lhe é atribuída, por exemplo: 'donos do capital', 'bens caros', 'tecnologia' (no sentido utilizado nesta frase), 'débito não pago', nacionalização do capital financeiro.

Índice do 1º volume de O Capital

MS

Luis Melo disse...

É incrível como nos cafés, no trabalho, no lazer, toda a gente fala disto que Marx disse.

Mas será que ele disse mesmo isto? Ou foi alguém que inventou e resolveu espalhar pela internet?

Digam-me em que livro posso confirmar que foi ele que disse isto?

Anónimo disse...

Emidio

De facto a citação não é do Marx. Já confirmei. Mas está publicada em mais de 200 blogues.

Um Abraço,

MG

Emídio Fernando disse...

MG,
Obrigado pela correcção. É caso para dizer que assim se faz a reescrita da História. Ou é mais uma situação da mentira que é repetida. De facto, recebi a mensagem de alguém insuspeito. Mas se tu confirmas que não é de Marx... Fica feita a correcção e o correspondente pedido de desculpa se induzi alguém em erro.