terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bem pregam os freis


Recentemente - e como faz amiúde - a Igreja Católica alertou para "pobreza e fome" existente em Angola, considerando-as como "ofensas à dignidade humana".
Precisamente a mesma Igreja, a preocupada e solidária, está a promover um "jantar de gala" para arranjar fundos que ajudem a pagar a faustosa visita de Bento XVI a Angola. O jantar é restrito, só para 300 pessoas, e foram convidados "empresários católicos", mas, esclarece a Igreja, "podem participar outros que estejam interessados em colaborar na visita do Santo Padre". Se forem pecadores - acrescento eu - umas centenas de dólares e talvez mais umas quatro avé-marias e outros três pais-nossos serão suficientes para lhes ser atribuído o direito ao Reino dos Céus.
De acordo com o padre Dionísio Hissilenapo, coordenador da comissão de honra, a Igreja "quer ajudar" o Governo a custear a visita do Papa.
Conhecendo Luanda, como conheço, do lado de fora do jantar de gala vão estar polícias - ou militares - a afastar os meninos de rua para que, com os seus persistentes e pungentes pedidos de moedas, não incomodem os senhores que vão ajudar a passeata do Papa.

Sem comentários: