quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Eu até nem preciso do dinheiro, mas já que insistem…

A dita crise financeira está a dar azo a situações… curiosas.

Para tranquilizar o povo, os governos disseram que emprestariam dinheiro (dos contribuintes) a bancos que se encontrassem em dificuldades.

Europa fora, muitos tiveram que recorrer a estas ajudas. Outros, juraram a pés juntos que a sua situação financeira era suficientemente sólida para enfrentar as dificuldades.

Mas agora também estes últimos dizem que, afinal, até vão aceitar a ajuda disponibilizada embora, repetem, não precisem dela. Mas como os outros bancos aceitaram, eles ficam em “desvantagem”.

Foi assim no início da semana na Bélgica com o KBC, onde o Estado injectou 3,5 mil milhões de euros. Será assim num futuro próximo em Portugal, onde o BES já anunciou que vai recorrer às garantias disponibilizadas pelo Estado: “iríamos perder competitividade”, explicou Ricardo Salgado.

E nós não queremos que isso aconteça.

1 comentário:

Anónimo disse...

A crise é terrível para estes rapazes.

O BCP só teve 142 milhões de euros de lucros nos primeiros 9 meses.

E o BES só teve 350 milhões de Euros de lucros.

A Portucel só teve 117 milhões.

Etc.

Só vejo uma solução. Se reduzirmos o salário mínimo para 400 Euros os 2 milhões de portugueses que ganham esta imensa fortuna dariam um apoio de 480 milhões de Euros durante 2009 para ajudar estes pobres desgraçados a aumentarem os seus lucros.

Fica a sugestão

MG