quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O jogo das aparências das negociações europeias

Os ministros da agricultura começaram às três da tarde desta quarta-feira uma reunião para negociar uma reforma intercalar da Política Agrícola Comum (PAC), também conhecida como health check, ou exame de saúde (vá-se lá saber quem desencanta estas designações, onde e porquê…).

Pouco depois, dada a divergência de posições entre os diferentes países, a Comissão Europeia e a presidência francesa começaram a ouvir cada uma das 26 delegações separadamente, para retomar as negociações conjuntas… a partir das 2 da manhã!

As previsões mais optimistas estimam que deverá haver acordo na quinta-feira ao princípio da manhã, depois de uma noite inutilmente em branco.

A sensatez mandaria que, depois daquela ronda de reuniões, fossem todos para os hotéis dormir ou ver os jogos das respectivas selecções e que amanhã de manhã se sentassem fresquinhos à mesa das negociações, com uma proposta de compromisso à frente dos olhos e continuassem a partir pedra mais umas horas.

Mas, nestas coisas, a aparência conta muito. E como muitos ministros terão que voltar para casa de mãos a abanar em algumas coisas que deixarão os seus agricultores bastante furiosos, há que dar a impressão que só desistiram depois de lutar arduamente noite dentro, horas a fio, contra tudo e contra todos, incluindo o sono e o bom senso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, mas neste caso, se o nosso Ministro tivesse voltado para o hotl para ver o jogo da sua selecção, muito provavelmente o ar de desalento e missão falhada seria o mesmo que ganhou com a noite em branco.
A minha teoria é mais a do vencer pelo cansaço. Serão os países com os ministros mais jovens e com mais pedalada que voltaram para casa com melhores resultados.

Anónimo disse...

e eu só se tivesse estado na reunião é que teria desculpa para erros destes. "voltarão" e não "voltaram".