sexta-feira, 28 de novembro de 2008

E se Deus (não) for a Conselho de Ministros?


Pedro Silva Pereira, o ministro-adjunto do primeiro-ministro, deve ser o mais inteligente, perspicaz e sagaz membro do Governo. Cada "briefing" à imprensa do Conselho de Ministros que ele preside merecia a atenção de estudantes de comunicação política e de especialistas na matéria.
Atento, conhecedor de todas as matérias e sobretudo muito bem preparado, Pedro Silva Pereira salva, muitas vezes, os ministros. Quando sente que um deles vai escorregar - como, por exemplo, é hábito com Mário Lino ou Nunes Correia - o ministro, tranquilamente, interrompe e coloca o assunto nos "carris" que bem entende.
Quando pretende marcar a agenda, dar uma resposta oficial do que pensa o Governo, responder à oposição ou criticá-la, Pedro Silva Pereira trata de arranjar forma de abordar o assunto. Sem parecer coisa forçada, aguardando sempre que lhe seja feita a pergunta, na hora certa, e que encaixe na mensagem que quer fazer passar.
Quando a pergunta de um jornalista não lhe agrada - ou simplesmente não lhe interessa responder - solta sempre a mesma frase:
"Esse assunto não foi tratado no Conselho de Ministros de hoje e não tenho nenhuma novidade para lhe dar sobre a matéria"

Mas é esta a frase favorita dele, a lapidar e a mais usada. Por isso, um destes dias, não resistirei e ao ministro, católico praticante, lançarei a pergunta se ele acredita em Deus. Só para ter o gozo de ouvir esta resposta:

"Esse assunto não foi tratado no Conselho de Ministros de hoje e não tenho nenhuma novidade para lhe dar sobre a matéria"

Sem comentários: