terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Manual georgiano de sobrevivência política


O presidente georgiano escolheu um novo ministro dos negócios estrangeiros (Grigol Vashadze) que tem a particularidade de ter dupla nacionalidade: georgiana e… russa.

De quem já deu o dito por não dito tantas vezes em tão pouco tempo e não hesitou em lançar os mais incríveis boatos e mentiras pouca coisa surpreenderia. Mas até esta tentativa de piscar o olho ao arqui-inimigo russo (que tanto gosta dele...) parece atingir um novo patamar de esforço pela sobrevivência política.

Talvez a escolha se torne menos surpreendente se se tiver em conta que, ao longo das últimas semanas, Saakashvilli deu ordem de marcha a todos os responsáveis governamentais (primeiro-ministro, e ministros dos negócios estrangeiros, defesa e interior) que tiveram algum tipo de envolvimento na guerra na Ossétia do Sul no passado mês de Agosto, além do comandante supremo das forças armadas do país.

Pelo caminho, perante a comissão do parlamento georgiano que está a investigar os acontecimentos do passado Verão, Misha reconheceu ter sido Tbilisi a desencadear as hostilidades e não a Rússia.

Tudo isto numa altura em que a oposição interna se reorganiza e ameaça seriamente a continuidade do menino bonito do Ocidente em funções. Que talvez até já não seja tão bonito e se tenha apercebido que de Washington e de outras capitais sopram ventos de mudança em relação à sua pessoa.

Sem comentários: