sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

E a Madeira aqui tão perto

Hoje foi um dia histórico na Assembleia da República. O PSD, ainda ferido por ter tido deputados faltosos a semana passada, resolveu pedir a votação imediata do estatuto dos Açores logo a seguir ao final do debate. Alguém do grupo pegou na aritmética e reparou que os deputados do PS não estavam todos presentes o que daria uma vitória estrondosa a quem já tinha anunciado a abstenção.
Aflitos com o que, de facto, poderia dar, os socialistas atrasados começaram a entrar aos magotes, em grupos de três, quatro e até seis. Para o espectáculo, o PSD optou pelo barulho. Resultado: os trabalhos foram suspensos e a mão protectora do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, permitiu a votação depois das 12horas, garantindo que o rebanho socialista estaria presente.
Mal recomeçou a sessão, Jaime Gama fez um dilacerante apelo:

"Senhores deputados, por favor, peço que não saiam da sala!"

Com a devida obediência, os deputados votaram, fila a fila para que não houvesse dúvidas e se acalmassem os nervos. O estatuto político-administrativo dos Açores foi aprovado. Desta vez, com a novidade de ter a abstenção do PSD quando antes tinha votado favoravelmente. As objecções do Presidente da República caíram assim em saco roto.
Para história, de facto, fica o dia do ano mais atribulado da Assembleia e a agitação transformada em espectáculo para se ver numa televisão mais logo à noite.

Sem comentários: