quinta-feira, 5 de março de 2009

Visionário e corajoso

Hillary Clinton está a representar os EUA numa reunião da NATO, em Bruxelas. Os temas são os de sempre, mas a atitude é outra. E a linguagem também. “Guerra contra o terrorismo” ou “eixo do mal” foram expressões que, felizmente, desapareceram da retórica norte-americana.

Reacção de Luís Amado:

Não deixa saudades uma retórica excessivamente dominada por preconceitos e por configurações ideológicas que distorcem a realidade e que, distorcendo a realidade, tornam mais difícil dominar essa mesma realidade que nós pretendemos controlar. E muitas das situações de crise e de conflito que temos pela frente são o resultado dessa abordagem. Nós não podemos responder à ameaça de expansão do radicalismo ideológico de raiz religiosa, como aquele que se tem vindo a confrontar connosco, gerando respostas ideológicas que agravam mais as tensões e multiplicam os problemas.”

Partindo do princípio que o ministro português, e muitos como ele, não tenham chegado só agora a estas conclusões sobre a política externa da administração Bush, o que suscita curiosidade é o facto de só agora o exteriorizarem, seja lá por que razão for.

2 comentários:

Carlota disse...

Olá Daniel!
Tens tempo para visitar os vizinhos?
Bjs

Daniel Rosário disse...

Claro! Boa vizinhança é fundamental.