quinta-feira, 5 de março de 2009

Um patrão à antiga

Alexandre Soares dos Santos, o empresário e amigo de Cavaco Silva, defendeu ontem, em entrevista à SIC-Notícias, a "redução dos salários" e "maior flexibilização nos despedimentos".
Este é o mesmo empresário que acusa José Sócrates de ser "um intolerável demagogo" e investe na Polónia onde é conhecido por abusar dos direitos laborais.
A entrevista teve o dom de me recordar a minha infância. Em Angola, mesmo com a inconsciência infantil, reparava num indíviduo que vendia trabalhadores: ia buscá-los ao Sul e transportava-os para o Norte. Dava-lhes o nome de contratados e viajavam, como gado, em camiões de caixa aberta. Essas imagens ficaram para sempre guardadas na minha memória. O "empresário" chamava-se Mário Moutinho e Alexandre Soares dos Santos teve o cuidado de o "homenagear".

3 comentários:

Anónimo disse...

Voltamos à vaca fria?

Emídio Fernando disse...

Para os trabalhadores da Jerónimo Martins, as sugestões do patrão não devem ser frias... são geladas!

Luis Melo disse...

Soares dos Santos não é um milionário. É um homem humilde, trabalhador e sério. Um empresário com visão e sucesso. Preocupado com a crise em Portugal, fala sem medo. Não deve nem teme o poder ou o corporativismo, não lambe as botas ao governo. Algo que outros (como um banqueiro que recentemente falou na TV) não fazem. Fala verdade aos trabalhadores e aos accionistas.

Mais ainda. Depois de já ter falado, e bem, sobre a crise, o governo e o corporativismo, falou ainda melhor sobre as medidas que tomará na sua empresa. Primeiro, abrirá mão das reservas que fez para prevenir um ano de prejuízos. Depois, deixará de pagar dividendos. Em seguida, diminuirá salários de administração e quadros. No final, negociará cortes de horário e salários. Só se, todas estas não forem medidas suficientes, avançará para despedimentos.