segunda-feira, 27 de abril de 2009

Para ajudar a manter a calma...

Numa altura em que o vírus da gripe suína se espalha e a sua chegada à Europa já está confirmada, a Comissão Europeia está a tentar assumir um papel de coordenador da resposta europeia à crise. Mas a forma como as coisas começaram não pode ser considerada brilhante. Isto foi dito hoje, por três responsáveis europeus, num espaço de meia hora, no decorrer da mesma conferência de imprensa:

“Pessoalmente, tentaria evitar viagens não essenciais para áreas assinaladas como estando no centro do foco (da doença)”, Androulla Vassiliou, comissária europeia responsável pela saúde.

“A comissária estava apenas da dar a sua opinião pessoal”, Nina Papadoulaki, porta-voz de Vassiliou, a responder a uma pergunta de um jornalista sobre se a Comissão desaconselha viagens para as zonas afectadas.

“Na minha direcção-geral, estamos a seguir o conselho da comissária, ou seja, não vamos viajar para nenhum país onde existam casos confirmados, a menos que tal seja indispensável, pois há coisas que temos que fazer e outras que podemos adiar”, Robert Madelin, director-geral de Saúde da Comissão Europeia, subordinado de Vassiliou.

“Temos um primeiro caso confirmado num Estado-Membro, mas isso não significa que vamos desaconselhar a realização de viagens a Espanha”, Nina Papadoulaki, porta-voz de Vassiliou.

Sem comentários: