terça-feira, 7 de abril de 2009

A escola de betão de Cavaco Silva

Há um enorme placard afixado na auto-estrada que Lisboa ao Porto e que apela para que os automobilistas não deitem lixo pela janela. Em pleno séc. XXI, causa um certo desconforto ler um apelo destes que lembra apenas um acto básico de educação. E se está lá posto é porque a Brisa sentiu necessidade de dar uma pequena lição de cidadania. Mas não deixa de ser um símbolo. O local não poderia ser melhor escolhido: uma auto-estrada com três faixas de rodagem para cada lado e onde circulam carros de alta cilindrada.
Lembrei-me do cartaz por causa das suaves investidas de Cavaco Silva contra as obras públicas. Na altura em que Portugal descobriu “poços de petróleo” em Bruxelas era Cavaco Silva primeiro-ministro. E o dinheiro que então jorrava foi direitinho para as grandes obras: estradas, pontes, muito cimento, muito betão, muito alcatrão. De fora, ficaram outras obras: as escolas provisórias continuaram provisórias, as escolas degradadas continuaram a degradar-se, o ensino obrigatório era quase até ao dia em que o menino ou o pai do menino quisesse e pudesse. Ou seja, entre o betão e a formação, Cavaco Silva não hesitou. Se o tivesse feito talvez não fossem necessários placards a explicar aos meninos de então – homens de agora – que não se deve deitar lixo pela janela.
E se tivesse optado pela formação e pela educação, talvez o Governo de hoje não precisasse de estar a recuperar escolas que parecem escombros e não investisse em programas como as “Novas oportunidades”.
E assim Cavaco Silva já teria autoridade moral de dar lições sobre onde e como se devem investir os dinheiros públicos.

2 comentários:

Luis Melo disse...

Começo seriamente a pensar que o Emídio tem um grande problema com carros de alta cilindrada. Ou então, gostaria de ter um e não tem. Mas olhe lá, hoje em dia, qualquer badameco tem um BMW, Mercedes, Audi... também pode ter um, peça um crédito ao banco.

caramuru disse...

Concordo em pleno com o texto. A caça grossa está a passar ao lado, todos os corruptos bancarios, estes ligados ao Psd e Kavako, vão-se por ao fresco com os bolsos cheios e o zé a ver navios ou a ver a tvi e a sua "boca genital".