terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Adiós!, ou o buraco da fechadura segundo Almunia

Os eurodeputados portugueses bem tentaram. Primeiro foi Miguel Portas a acusá-lo de “atirar gasolina para o fogo”. Depois foi Elisa Ferreira a classificar as declarações como “inoportunas e perigosas”, a que Ilda Figueiredo acrescentou os adjectivos “tristes e lamentáveis”. O cortejo fechou com Diogo Feio a falar de afirmações “infelizes e pouco prudentes”. Todos, num uníssono raro entre estes europortugueses, a denunciarem o favor que Joaquin Almunia fez na semana passada aos especuladores, à custa das economias portuguesa e espanhola.

A exigência de explicações foi feita no sítio certo, no debate realizado esta tarde no Parlamento Europeu sobre a situação económica europeia. Almunia ouviu com ar carrancudo e optou por atirar as culpas para cima do mensageiro: “o que lhes peço, a bem da confiança, é que se refiram ao que eu disse e não ao que outros dizem que supostamente eu possa ter dito".

Momentos antes, os jornalistas tiveram melhor sorte, com o comissário espanhol a mostrar que tem um sentido de humor peculiar. Questionado sobre o que iria responder aos parlamentares, começou por antecipar o sentido da resposta em plenário: “vou dizer-lhes que te perguntem a ti”, atirou a um jornalista sem esconder a irritação. Com os microfones ligados, interpelado sobre os pedidos de clarificação das suas declarações, lá disse que não comenta “ruído” e explicou que é preciso tratar do que é importante: “há uma tensão forte nos mercados que está a afectar algumas partes da zona euro, é preciso ser responsável (!!!)…”. E, perante nova insistência sobre as tais declarações, voltou a falar de “ruído” e virou costas ao mesmo tempo que soltava um sonoro “adiós!”. Como prémio de consolação continuará na Comissão Europeia durante os próximos cinco anos, como comissário responsável pela concorrência.

3 comentários:

Anónimo disse...

Adios?

Quando é que temos o adios do Comuna Daniel Rosário!

A nonimus BM

Anónimo disse...

O Daniel pode ser comuna, mas tu és uma praga! e pelos vistos xenofobo, mediocre, chato como a putaça! vai-te embora ó melga fedorenta! desejosos que digas adeus estão os leitores deste blog, quer sejam comunas, laranjas rosas ou assim assim!
Da-se!

Anónimo disse...

Peço-vos o favor de limparem o vosso blog dos "posts" do sr. BM. É ainda mais fácil que carregar no botão do autoclismo, e produz o mesmo efeito.

Higiene não é censura.

MG