quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A caridade hipócrita

A Igreja Católica organizou um jantar de gala em Luanda, como tinha prometido. Estiveram presentes mais de 200 pessoas, cada uma delas pagou 500 dólares pelo repasto. Foram leiloadas duas peças de um escultor angolano que serviu para arrecadar 23 mil dólares. O dinheiro arrecadado vai servir para esbanjar na visita de Bento XVI a Angola, marcada para Março.
Já pedi a um amigo meu, católico, que me indique em que passagem da Bíblia é que se pode ler como se fazem estes gestos de caridade. Já que consta, por lá, tantas regras sobre como se deve viver, casar, respirar, pensar, etc, pode ser que o cardápio fique completo com esta (mais uma) hipocrisia.

7 comentários:

Luis Melo disse...

Caro Emídio,

Esta tentativa (falhada, a meu ver) de descridibilizar a Igraja Católica, tem alguma coisa a haver com a questão do casamento homosexual?

Emídio Fernando disse...

Não, meu caro Luís. Tem a ver apenas com a insuportável hipocrisia de gente que se arma paladina da moral e dos bons costumes. E trata-se de mostrar como a Igreja se dá tão bem - mas tão bem! - com o poder do dinheiro. Ou acha que quem pagou 500 dólares por uma refeição são os pobres que a Igreja tanto "ama"? E, convenhamos, pagar uma fortuna para um Papa ir mostrar os seus luxos é um pouco exagerado, não? Ou isso está na Bíblia? Já agora em que parte? Gostaria de ler, a sério. Tenho uma em casa.

Francisco disse...

Evangelho segundo S. João, cap 12, vv 3-8.
O episódio em que uma mulher unge os pés de jesus com meio litro de perfurme de nardo puro (que custava o equivalente a um ano de trabalho). Judas Iscariotes protesta: "porque não se vendeu este perfume por trezentos denários para o dar aos pobres?"
Jesus responde: "Deixa que ela o tenha guardado para o dia da minha sepultura. Os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim não me tendes para sempre."

Emídio Fernando disse...

Francisco, se tiver razão obrigado pela dica. Vou espreitar. Fico a perceber que afinal Jesus gostava de luxo. Ah.. como eu o compreendo! E quando nasci não me deitei em palhas num barracão manhoso. A Igreja é que poderia assumir isso e parar de "vender" gato por lebre.
Pelos vistos, o pobre do Judas é que andava errado. Deveria ser um revolucionário...

Luis Melo disse...

Emídio,

Se conhecer a igreja, sabe os sacrificios que os padres fazem, sabe as limitações que têm, sabe a vida que levam para servir o Senhor. Falar de luxos é rídiculo.

Espero que Deus não o castigue, pelo que diz. Fala da "hipocrisia de gente que se arma paladina da moral e dos bons costumes". Antes de julgar a igreja, já se julgou a si?

Anónimo disse...

"Falar de luxos é rídiculo."

Mas, Luís Melo, tu não queres ver ou julgas que estamos todos cegos?

O luxo sim, do Vaticano, dos Bispos, dos Cardeais.

A Hipocrisia sim, de uma Igreja que diz amar os pobres e só serve os ricos.

E a Igreja católica não precisa de nenhuma ajuda do Emídio para se descredibilizar: ela consegue-o sózinha através da sua prática e postura.

Força Emídio.

MG

dina disse...

O Vaticano é um estado e o papa o seu presidente. Para quem tanta experiência em lidar com políticos, não percebo o espanto. A igreja católica é um partido político como os outros. O seu objectivo é alcançar o poder, coisda que tem feito, aliás, com grande sucesso. Esse tal jantar em nada difere dos jantares de angariação de fundos do PS ou do PSD. Só não o comparo á Festa do Avante porque deve ter sido muito menos divertido.