sábado, 6 de dezembro de 2008

Rua Sésamo no Telejornal

A confusão de géneros entre informação e entretenimento e... seja lá o que for, parece não ter limites.
Isto a propósito da cobertura feita pela RTP do convite feito pelo Presidente da República a famílias de militares portugueses em missão no estrangeiro.

No inevitável directo, a jornalista pergunta a uma criança de 10 anos a opinião sobre o gesto de Cavaco (“O que é que significa para ti o senhor presidente ter-se lembrado de chamar os filhos de militares que se encontram em teatros de operações?”), fala de forma grandiloquente sobre “os homens que partem para o exterior para representar a pátria”, a confundir presente com passado e factos com imaginação ao afirmar que Portugal tem tropas “na Bósnia, no Kosovo, no Afeganistão, no Congo, em Timor e no Iraque também(!!!) e acaba com mensagens das mulheres e crianças para os respectivos, com árvore de Natal em pano de fundo, ao melhor estilo “mãe, estou bem”.

Tudo isto recheado de expressões como “os filhotes dos militares” e “aqui o desdentadinho” (por causa de um puto a quem tinham caído os dentes da frente), mais adequadas a uma Rua Sésamo do que a um espaço de informação.

De certeza que nestas fornadas haverá alguém capaz de fazer melhor do que isto…

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois bem, Sr. Deputado Armando França, depois de ler excerto do seu comunicado, fiquei motivadíssimo para escrever também o meu:

“Olá a todos, este ano, quase na sua totalidade, tive o privilégio e a honra de estar desempregado, acompanhei intensamente a minha degradação psicológica, emocional e cognitiva, o que me faz sentir ainda mais feliz. Das várias propostas de trabalho a que me apresentei, nenhuma foi aceite, abençoadamente, o que poderá ser importante para o desenvolvimento da minha alegre depressão. Como cidadão e anti-parlamentar, hoje fiquei aos pulos quando vi o extracto da minha conta bancária é uma honra estar nesta condição, anima-me imenso continuar tão vulnerável, talvez com a mesma persistência e entusiasmo de sempre poderei prolongar esta próspera situação”

Agora, sinto profundamente, que poderei também vir a lamber mais alguns euros em Bruxelas!? Sr. Deputado obrigado pela sua inspiração, se alguma coisa correr mal, procure-me na Rue D´Aerschot nº69 Bruxelas )em frente á estação de combois Gare du Nord).


P.S.(redundância) Sr. deputado Armando França só não tenho é bigode, mas também sei fazer minetes!

Bikini Preto