quarta-feira, 29 de julho de 2009

Há avenidas mais iguais do que outras

Há uma avenida em Lisboa muito especial. Liga o quartel do Ralis à rotunda de Moscavide, dá pelo nome de Av. Alfredo Bensaúde, e tem a particularidade de não ter muitos prédios, mas tem um túnel, três faixas de rodagem para cada lado e é ladeada, por uma laboratório e pelo colégio São Miguel Arcanjo. No final da avenida (ou início conforme o sentido), há uns prédios que serviram para realojar antigos habitantes de barracas. De outro lado, existem umas vivendas cujos habitantes, mais afastados da avenida, nem têm qualquer ligação com ela.

Apesar disto, esta a avenida é seguramente a mais rigorosamente vigiada de Lisboa. Ali, já construiram um viaduto para pedestres; introduziram as irritantes e altas lombas; quase todos os dias, havia uma operação da BT da GNR; e, por fim, muniram toda a avenida de semáforos e radares que, em conjunto, controlam a velocidade ao metro.

É um autêntico mistério o investimento que se fez ali (e que se continua a fazer) para travar a velocidade. Nem outras avenidas, em Lisboa, recheadas de prédios de habitação, escritórios ou escolas e sobretudo altamente movimentadas merecem uma atenção tão empenhada.
O que me aguça a curiosidade: quem será que estuda naquele colégio? Quem será o pai zeloso que tratou de cuidar da segurança do filho?

Sem comentários: