terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O mundo a seus pés

Hoje é o Dia. Hoje é um dia histórico para todos os emigrantes, em qualquer parte do Mundo; para todos os que defendem a liberdade e a igualdade; para todos os africanos que tiveram trisavôs, bisavôs e avôs a amargar nos campos de algodão dos EUA; para todos os africanos que tiveram trisavôs, bisavôs, avôs, pais, tios e até irmãos que viveram décadas sem direitos, sem liberdades, sem oportunidades, a serem escravizados e com forte tendência para serem condenados apenas por causa da cor da pele; para todos os que acreditam que existe um "american dream; para todos os optimistas; para todos os humanistas. O mundo está em festa. Barack Obama merece-o.
Hoje os EUA prestam homenagem a Nelson Mandela, Amílcar Cabral, Patrice Lumumba, Agostinho Neto, Franz Fannon, Martin Luther King, Kenneth Kaunda, Jomo Kennyata, Eduardo Mondlane, Steven Biko, Julius Nyerere e tantos, tantos outros.
Nunca é demais repetir: a partir de hoje, um filho de um imgrante africano e de uma branca de classe média-baixa, sem heranças, sem ser rico, sem ter o apoio das grandes multinacionais torna-se presidente da maior potência mundial.

1 comentário:

Anónimo disse...

Emidio

Não se pode misturar as coisas. A eleição de Obama é uma vitória contra o racismo.

E esse luta foi uma causa dos grandes lideres africanos que citas.

Mas esses luta(ra)m também contra o imperialismo, o colonialismo e o neocolonialismo. E aí - onde as questões da classe cujos interesses se serve determinam - Obama não é mais que uma grande ilusão.

Um Abraço,

MG