sábado, 29 de novembro de 2008

De pé, vítimas da China











Na abertura do XVIII Congresso do PCP, os delegados e convidados comunistas cantaram, a plenos pulmões, "de pé, ó vítimas da fome!". Minutos depois, aplaudiam fervorosamente o Partido Comunista da China.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ia te dizer umas coisa sobre a fome - em Portugal, nos EUA, no mundo e na China. Onde está a crescer e onde está a ser erradicada. Qual o sistema responsável. E mesmo na China, qual a origem das desigualdades ai existentes, o modo de produção capitalista ou o socialista.

Mas desisto. Não consigo olhar mais tempo para este teu post, exemplo do mais estúpido e rasteiro anti-comunismo. Vou vomitar.

MG

Emídio Fernando disse...

Não, MG. Sabes muito bem que não sou - nem nunca serei anti-comunista -, mas acho que ser anti-comunista é defender um regime como o da China: o da fome, da miséria, de crianças a trabalhar, de exportar trabalhadores para África como se fossem escravos, o do imenso depósito de lixo tóxico vindo de todo o mundo, e tanta coisa mais que tu também sabes. Ouviste falar na exploração do homem pelo homem? Pois, resume a China.

Anónimo disse...

Na China há exploração do Homem pelo Homem? Claro que há. Na China há capitalismo.

Na China há desigualdades gritantes? Claro que há. Na China há capitalismo.

Na China há só capitalismo? Não. Também há socialismo.

Quando as próprias UN reconhecem que é saída de centenas de milhões da fome e da miséria na China o dado mais positivo do Desenvovimento Humano na última década, isso é fruto do socialismo.

Quando do início da revolução chinesa, 99% dos chineses viviam na fome e na miséria num sistema de semi-escravatura. Ninguém se chocava, eram os escravos naturais dos colonizadores.

Quando as sociedades europeias procederam à sua industrialização, o proletariado nacional e os povos das colónias foram vítimas naturais do progresso. Agora que a China avança com uma industrialização brutal, decisiva para se arrancar do atraso, cai-lhe tudo em cima.

Que isto é simples e os caminhos para o socialismo traçados pelos chineses são isentos de erros? Não, e sabes que o PCP também tem essas dúvidas, como aliás está expresso nas Teses.

E sobre o anti-comunismo, o que é exemplo de estúpido e rasteiro anti-comunismo é "abrir" a cobertura do XVIII Congresso do PCP com aquele post. Tu sabes que o "colectivo partidário", que aqueles homens e mulheres não o merecem - e não o aceitam.

Se acho que o post te define? Não, acho que na ânsia de provocar foste longe de mais.

MG

Emídio Fernando disse...

Não, MG, não houve ânsia de provocar. Mas sim um incómodo. Não percebo como o PCP luta contra a "precariedade laboral", por "direitos dos trabalhadores" e consegue aplaudir - por um minuto que seja o partido comunista da China. Mesmo que tenha o "socialismo" que tu defendes: tem crianças - repito, crianças! -a trabalhar. Usa escravos - repito, escravos! - na China e em várias partes do Mundo. Os trabalhadores portugueses que vão para Angola têm o passaporte deles e vão e regressam como lhes bem apetece. Os trabalhadores chineses em Angola estão confinados ao local de trabalho, com os passaportes confiscados e ganham como se estivem a viver na China. Eu sei, é um pequeno exemplo, mas faz toda a diferença. Não foi a Odete que declamou a Liberdade no congresso? Ou estarei equivocado?

Tupac disse...

Confesso que também me faz confusão que o PCP - incluo aqui os seus dirigentes - não aplique os mesmos conceitos marxistas de análise às sociedades capitalistas e a países como a China ou a Correia do Norte... apenas porque estes últimos se dizem socialistas!... É uma espécie de dois pesos e duas medidas, intelectulmente desonestas!... Como confusão também faz esse aplauso dos militantes do PC portugês ao PC chinês... ironia do destino e sinal dos tempos, quando um pc (ex)estalinista aplaude um pc (ex)maoaista... será porque, hoje em dia, perderam a compostura ideológica??

Anónimo disse...

Coitadinhas das criancinhas, que não tem culpa nenhuma dos vossos problemas pessoais...