quarta-feira, 22 de junho de 2011

Daniel Cohn(traditório)-Bendit

O co-presidente do grupo dos Verdes no Parlamento Europeu começou hoje por reconhecer que os preparativos para a passagem de Rui Tavares do grupo da Esquerda Unitária Europeia (que integrava na qualidade de independente eleito pelo Bloco de Esquerda) para o grupo ecologista começaram há dois meses:

“Há muito tempo que discutíamos com ele e diferentes pessoas, eu próprio discuti com ele, era algo que se estava a preparar. (…) Digamos que se preparava desde há uns dois meses.”

Confrontado com esta informação, Rui Tavares garantiu que falou com os Verdes “pela primeira vez na segunda-feira” (20 de Junho) para se mostrar “interessado” em trabalhar com eles, rotulando de “absolutamente falso” o que Cohn-Bendit acabara de dizer.

Poucas horas depois, interpelado por um grupo de jornalistas portugueses, o líder dos Verdes corrigiu o tiro e reduziu o início dos contactos em várias semanas:

“Eu disse ao vosso colega há pouco que foi há dois meses, mas o que digo é que se discute há meses não sobre mudar de grupo, mas sobre política. E na semana passada ele falou com o nosso grupo, falou comigo antes, dizendo que havia problemas no seu partido, eu disse-lhe, ‘ouve, a decisão é tua’, e foi na semana passada que ele disse que já estava farto (do Bloco de Esquerda). Houve um aumento de tensão que o levou a decidir-se”.

Mas nem assim. E ao fim da tarde Cohn-Bendit difundiu um comunicado com a seguinte “precisão”:

“Houve um mal-entendido em relação à vinda do eurodeputado Rui Tavares para o grupo dos Verdes. Foi só depois de segunda-feira, dia 20 de Junho, que nós fomos contactados pelo sr. Tavares, que nos transmitiu a sua vontade de integrar, como independente, o grupo dos Verdes”.

Depois de ter mostrado a sua coragem nas barricadas do Maio de 68, Dany Le Rouge continua a mostrar que não tem medo de nada. Nem mesmo do ridículo.

1 comentário:

Carlos Pires disse...

Rui Tavares também não sai muito bem da história.
O Daniel Cohn-Bendit tem, aliás, histórias muito piores. Numa entrevista (ou livro) recordou os tempos em que trabalhara num infantário e descreveu carícias nos órgãos sexuais trocadas entre ele e a criança - acrescentando que tinha sido tudo muito inocente...
Mas o Maio de 68 foi assim tão heróico??