terça-feira, 14 de setembro de 2010

Não mata, mas enoja

É arrepiante a forma fácil e leviana que alguns jornais tentam assassinar o carácter de alguém. Com a ajudinha de quem faz da política, um mero jogo de interesses pessoais. A mais recente vítima é André Figueiredo, dirigente nacional do PS, que tem a ‘veleidade’ de ser também chefe de gabinete de José Sócrates e de estar no topo da organização do partido. E isso custa-lhe caro. Já houve, em tempos, uma leve tentativa de o envolver em processos do tempo em que era um jovenzito. Agora, tentam colar-lhe, através de uma suposta notícia, o carimbo do rapaz que inventa ter uma licenciatura.
A dita notícia, publicada pelo mesmo jornal que já sentenciou Duarte Lima, nem sequer tem o cuidado de respeitar as regras mais básicas do jornalismo: ouvir todos os envolvidos e, já agora, consultar alguns arquivos. O dito “jornalista”, autor do libelo, ficou tão embevecido em contar a estória que lhe sopraram ao ouvido que nem sequer se apercebeu da verdadeira notícia. Mas não serei eu que o vou ajudar. Há, por aí, algumas escolas de jornalismo com capacidade para o fazer.
Quem contou ao jornal o que contou, por acaso, nem tinha intenção de beliscar mais alguém se não apenas André Figueiredo. Mas a forma como o dito jornal “pegou” na estória, temo o pior: que venha por aí um chorrilho de mentiras, inventado à secretária da redacção. Não só para atingir o próprio André Figueiredo, como especialmente para apontar um outro alvo: José Sócrates.
Basta aliás ler uns blogues e a facilidade com que relacionam as licenciaturas de um e de outro. E todos comentam com uma facilidade estonteante, sem se perguntarem se aquilo tem alguma consistência. Ou se, pelo menos, ao lerem a notícia, não repararem que faltam elementos essenciais.

Declaração de interesses que não muda uma vírgula ao que penso sobre a "notícia": sou amigo do André Figueiredo, frequento a casa dele, conheço os pais dele (e a integridade deles todos) e sei bem o que estas notícias indignam e o que devem estar a sentir.

6 comentários:

Luis Rainha disse...

Desculpa lá, Emídio, mas só isso de ter estudado na "Universidade Internacional da Figueira da Foz" já dá vontade de rir...

Emídio Fernando disse...

Ó Luís, não vás por aí. Temos um amigo comum que assistiu à defesa de tese de mestrado de uma bióloga em que ele (jornalista) sabia mais do que ela. Numa das prestigiadas universidades. Lá no meu sítio, aparecem estagiários de jornalismo, vindos das mais conhecidas e cotadas universidades (algumas de cariz religioso) que mal sabem escrever e nunca fizeram uma notícia. Isso portanto seria assunto para muita conversa.
O que indigna é a forma como se fazem este tipo de notícias. Sendo que o dito jornal, em 90 por cento dos casos, é que dá vontade de rir.

O SEXO E A CIDADE disse...

Viva, de facto, o jornalista esteve mal ao não ouvir André Figueiredo.

A minha pergunta é:AF é licenciado?
É mentira que afirmou que é advogado?

Antes do CM, já O Sol tinha falado nisso, citando o deputado socialista Victor Baptista, que foi quem começou com as acusações

Nós já quisemos saber a verdade, mas AF não nos respondeu

O Emídio Fernando pode ajudar-nos a esclarecer a verdade?

Obrigado

Emídio Fernando disse...

Nós quem, "sexo e a cidade"? Ajudar quem? Um blogue?
Seja como for, as respostas só devem ser dadas pelo próprio AF. Por uma questão ética, não me compete a mim fazê-lo. Mas garanto-lhe que a notícia do CM é falsa. E que o "jornalista" passou ao lado daquilo que podia ser notícia, se investigasse. Foi um elefante a cruzar-se no caminho e ele a olhar para as nuvens. Mas, como sempre no jornalismo português, só se dá importância à espuma. Mesmo que a espuma seja falsa.

O SEXO E A CIDADE disse...

Obrigado por nos responder.
Não tem nenhum preconceito em relação a blogues, pois não?

Estamos de acordo que o jornalista não terá exercido o necessário contraditório.

No entanto, o nosso blogue, muito antes do CM, teve acesso a essa informação. Apesar de não ser jornal nem revista, pediu esclarecimentos a AF, que optou por não nos responder. Está no seu direito, mas, em nosso entender, só está a aumentar a confusão.
Recordo que a informação foi veiculada pelo SOL e que a acusação partiu do deputado Victor Baptista, líder do PS/Coimbra.

Emídio Fernando disse...

Caro "sexo e a cidade": claro que não tenho preconceitos em relação a blogues. Se eu próprio escrevo num...
Um jornalista não deve apenas beber do copo que lhe colocam à frente. Uma das principais missões de um jornalista é perguntar, perguntar sempre. O jornalista do SOL ou do CM poderia fazer este exercício simples: AF trabalha com Sócrates há cinco anos. Vitor Baptista é dirigente socialista há mais anos ainda. E deputado. Então, por que só agora - repito agora - faz insinuações sobre a licenciatura de AF? Sabem, caros "sexo e a cidade", como não há almoços grátis, também não há fontes à borla.