terça-feira, 24 de agosto de 2010

Para os comunistas recordarem em 2011...

Resultados dos candidatos do PCP, nas duas últimas eleições presidenciais:
Em 2001, António Abreu obteve 221.971 votos, numa eleição ganha por Jorge Sampaio e que ainda concorreram Ferreira do Amaral, Garcia Pereira e Fernando Rosas. Ou seja, mais três à 'esquerda' e um à 'direita'
Em 2006, Jerónimo de Sousa alcançou 466.507 votos, no acto que elegeu Cavaco Silva, logo à primeira volta. Os outros adversários foram Manuel Alegre, Mário Soares, Francisco Louçã e Garcia Pereira. Ou seja, mais quatro à 'esquerda' e um à 'direita'.
Como se vê, nem sempre o PCP consegue convencer o seu eleitorado. Agora é que se vai ver a força de Francisco Lopes, o homem do aparelho, dentro da organização. Apesar dos votos não contarem para nada: só conta o que pensam (alguns) do Comité Central.

4 comentários:

Eduardo Miguel Pereira disse...

Permita-me a corrceção, mas afirmar-se que os candidatos do PS, sejam eles quais forem, são de esquerda é uma ofensa a quem é e sente verdadeiramente a esquerda.
E quanto a Rosas e Louçã, são candidatos da Esquerda Caviar, que nada de posítivo trouxe ao espectro político nacioal e que serviu unicamente para fragmentar a verdadeira Esquerda em Portugal.
Não ofenda a Esquerda com tanta ligeireza, se não for pedir muito.

Anónimo disse...

Não me lembro de Garcia Pereira alguma vez ter ido a eleições - sempre me recordo de ter falhado a recolha de assinaturas

Emídio Fernando disse...

Caro anónimo: sim, Garcia Pereira foi a votos. Se quiser saber os votos que ele obteve, basta consultar esta página, com os resultados oficiais de todas as eleições: www.dgai.mai.gov.pt. E depois, é só ligar para o link das eleições presidenciais.

Anónimo disse...

Emídio Fernando, Acho que a culpa do lapso de memória foi mesmo dos jornalistas. Garcia Pereira não foi é aos debates televisivos que as direcções acham que não tem dignidade. assim se trata a democracia