terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um andor pagão

Francisco Lopes foi apresentado como o candidato do PCP às próximas eleições presidenciais. Jerónimo de Sousa, na hora de justificar a escolha, argumentou, entre outras coisas como sendo defensor das "conquistas de Abril", que Francisco Lopes tem "uma grande capacidade de argumentação". Depois viu-se. Duas horas depois, o candidato apresentou-se aos jornalistas, mas sem direito a perguntas e com um texto copiado, quase vírgula a vígula, do texto do comité central lido pelo líder do PCP. Foi só fazer Ctrl C + Ctrl V, como é hábito no PCP. A campanha promete. Vejam as diferenças:

Francisco Lopes:
"Esta é uma candidatura vinculada aos valores de Abril, a um projecto de democracia política, económica, social e cultural, a um Portugal soberano e independente. Uma candidatura patriótica e de esquerda, coerente e determinada, portadora de um projecto de ruptura e mudança"

Comité central, lido por Jerónimo de Sousa:
"Esta é uma candidatura que estará inquestionavelmente vinculada aos valores de Abril, a um projecto de democracia política, económica, social e cultural, a um Portugal soberano e independente. Uma candidatura patriótica e de esquerda, coerente e determinada, dirigiad aos trabalhadores, aos jovens a todos os democratas e patriotas."

Esta parte - "portadora de um projecto de ruptura e mudança - aparece mais três vezes em cada um dos textos. O resto é só baralhar uma frase e colá-la ali.

1 comentário:

Eduardo Miguel Pereira disse...

Os cães ladram, a caravana passa !