terça-feira, 19 de outubro de 2010

Esta semana, a cor da hipocrisia é o azul


Nos corredores do PE, em Estrasburgo, há umas bancas a distribuir lacinhos azuis que muitos eurodeputados e funcionários ostentam na lapela. Parece que a euro-semana é dedicada à erradicação da pobreza.

Porquê? Porque da agenda consta um relatório (meramente político, sem qualquer tipo de consequência prática) sobre o rendimento mínimo no combate à pobreza. Que até defende que deve existir em todos os países um subsídio equivalente ao rendimento de inserção social português. E que até defende que o dito deve corresponder a 60% do rendimento médio de cada país, o que no caso português seria qualquer coisa como 420 euros (actualmente são 189 euros e o salário mínimo 475).

Mas como nada disto tem qualquer consequência prática, pode aprovar-se o relatório à vontade, com uma maioria confortavelmente apaziguadora de consciências, enquanto se debitam umas banalidades sobre os pobrezinhos e se decide se o laço azul fica melhor do lado esquerdo ou direito.

E deixa-se para outro dia a reflexão populista e demagoga sobre os ordenados dos eurodeputados (7.807,12 euros/mês), a que acresce o subsídio de “despesas gerais” para apetrechar o escritório (4.2020 euros/mês, apesar de o PE providenciar algumas coisas, tipo computadores), o subsídio anual de viagem (4.148 euros/ano), o subsídio de estadia pela “comparência em reuniões oficiais” (298 euros/dia, basicamente para fazer aquilo que a maior parte das pessoas faz, que é ir trabalhar) e o recentemente auto-aumentado subsídio para contratação de colaboradores (19.364 euros/mês). Sim, tudo isto para cada um dos 736 eurodeputados e não a distribuir por todos. Para já não falar das incompreensíveis deslocações mensais do euro-circo a Estrasburgo (200 milhões de euros/ano), os subsídios de reinserção, os esquemas de reforma e a pensão de aposentação aos 63 anos. Nem para referir os igualmente compreensivos salários e regalias dos eurocratas que, dia sim, dia não, lembram aos marotos dos portugueses, dos gregos ou dos irlandeses que a austeridade, o congelamento dos salários ou o aumento da idade da reforma é para o seu próprio bem.

Enfim. Vou ali buscar o meu lacinho e já venho.

5 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Caro Daniel Rosário,
Vou fazer link deste post.
Obrigado.

Anónimo disse...

Caro Daniel Rosário, pelos vistos anda bem informado quanto aos salários do eurocratas. Sabe por acaso quanto ganha o presidente do sporting, do BES ou qualquer administrador de uma qualquer empresa publica??? talvez a escandaleira seja maior porque vivem no tal país do ordenado mínimo a 475€.

cumprimentos

Brazex

Daniel Rosário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Rosário disse...

não ando nem mais nem menos bem informado do que qualquer outra pessoa que se interesse pelo assunto. a informação contida no post foi quase toda retirada do site do próprio PE.

Anónimo disse...

Daniel,

O post corresponde a verdade, sem duvida. So falta mencionar quanto ganhou como assessor de imprensa dos eurodeputados do Partido Comunista. Quando se critica, ha que referir todos os lados da questao.
cumprimentos