quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

46664

nelson mandela saiu da prisão faz hoje 20 anos. digo "saiu da prisão" e não "foi libertado" porque penso que um homem daquela dimensão nunca deixa de ser livre. se eu tenho algum herói, é mandela. mandela esteve preso 27 anos só por ser preto. quatro anos depois de sair da prisão, atingiu o poder e o que é que fez com ele? libertou os outros, semeou o perdão e a reconciliação. em nenhum momento cedeu aos sentimentos tão humanos de vingança, de justiça.
vi recentemente o filme "invictus", sobre o ano de 95 na vida de mandela e a forma ele recorreu ao rugby para promover a reconciliação nacional na áfrica do sul. um filme belíssimo sobretudo porque tem uma belíssima história verdadeira.

1 comentário:

Luiz Diniz disse...

Quando estava procurandoo na net referências sobre o número 46664 do Madiba, encontrei o teu blog...com o número como título de um post. Queria fazer um post sobre o filme invictus, aí aproveitei e fiz uma homenagem ao seu post, colocando o msmo título. Parabéns pelo post e pelo nome do blog. Gostei de verdade, um abraço do rato.