sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sintonia

Passos Coelho defendeu ontem que a Europa tem que falar a uma só voz para ultrapassar a crise do euro.

Por isso, aproveitou a ocasião para dar o exemplo e repetir que não está de acordo com a proposta do presidente da Comissão Europeia de criação de eurobonds.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A charia legitimada

O novo país radical islâmico, a Líbia, já tinha recebido a benção do católico Paulo Portas. Agora, já tem o carimbo oficial de toda comunidade internacional via Nicolas Sarkozy e David Cameron. Intencionalmente ou não, os dois líderes não sabem - ou não querem saber - que será a charia, a lei islâmica, a sobrepôr-se a qualquer lei do Estado. E é bom ler este alerta escrito do jornalista Rui Neuman, especialista em assuntos africanos sobretudo daquela área:
"Os islamitas radicais são a única "força" organizada na Líbia e progressivamente ocupam os organismos vitais para o funcionamento do país. A Europa sabe e fecha os olhos a esta realidade flagrante pois acabou de apoiar e armar aqueles (incluíndo a AQMI) que irão transformar o Mar Mediterrâneo no Muro Mediterrâneo".

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Unidade socialista

Carlos Zorrinho, o novo líder parlamentar do PS, foi eleito por... 56,7% dos votos. Ou seja, 26 deputados, dos 74, votaram contra. Dois deles, José Lello e Miranda Calha, arranjaram umas oportunas viagens na hora da votação. Não se sabe se tantas intenções 'contra' foram provocadas pela prestação de Zorrinho quando andava às voltas com planos tecnológicos e 'magalhães' ou foi apenas um sinal dirigido ao líder António José Seguro. Mas como se sabe a apetência que do PS para a formação de grupinhos e de 'istas', já se prevê o nascimento de tendências. Para já, os gamistas foram de viagem...

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Orgulho nacional

Eu sei, eu sei, é frívolo, mas, o que querem?, é um orgulho nacional. Não somos só bons no basquetebol, no andebol, em jorrar petróleo, em vender ouro e diamantes pelo mundo todo, em fazer a Economia crescer todos os anos, em recuperar infra-estruturas, de estradas a aeroportos, passando por habitações, em tempo recorde, em ter uma agricultura pujante, também temos isto: a mais bela do Mundo. É só mais um orgulho.

Destapa-se o véu islâmico

Em fevereiro deste ano, antes da queda de Hosni Mubarak no Egito, alertei, baseado em gente que se dedica ao estudo dos movimentos islâmicos, que seria a Al-Qaeda a estar por detrás daquelas manifestações no Cairo. Enquanto isso, a comunidade internacional ia delirando com a chegada da "democracia". Hoje, e a propósito do 11 de setembro, é a própria Al-Qaeda a confirmar o que era óbvio: a mão que embala o berço das revoluções - ou da primavera árabe - é a mesma radical que provocou os atentados e que incendeia as almas nas mesquitas, todas as sextas-feiras, na Tunísia, Egito, Argélia, Turquia, líbia, Jordânia e Marrocos. Há muitas primaveras ainda por se fazer. A comunidade internacional vai aplaudindo e apaparicando. Daqui a pouco choram outros '11 de setembros'. Não aprendem nada com a História.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Barroso escaldado...

Parece que o último jantar dos eurodeputados portugueses com o presidente da Comissão Europeia foi mesmo... o último.

Durão Barroso encontra-se amanhã em Estrasburgo com os 22 representantes nacionais no PE. Mas com as recordações de um agitado jantar ainda frescas na memória (em que houve quem não soubesse comportar-se à mesa), desta vez o presidente da Comissão optou por convidar os parlamentares portugueses para uma “reunião” ao fim da tarde.

O Correio Preto propõe que, de qualquer forma, a distribuição dos lugares seja mesmo sorteada, tal como o próprio Barroso chegou a sugerir no último repasto.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Inteligência a meia haste

O comissário europeu responsável pela energia, o alemão Gunther Oettinger, descobriu a forma de meter portugueses, gregos, irlandeses e outros aldrabilhas na linha: “As bandeiras do pecadores da dívida devem ser colocadas a meia haste nos edifícios da União Europeia. Seria apenas simbólico, mas teria um efeito dissuasor”.

A brilhante ideia deste subordinado de Durão Barroso foi defendida numa entrevista publicada pelo tablóide germânico Bild (sim, é verdade que é muito tentador conseguir algum destaque num jornal com uma tiragem de quase 3 milhões de exemplares) e os porta-vozes da própria Comissão limitaram-se a lembrar que os comissários também se pronunciam na qualidade de “políticos” e que, por vezes, recorrem a uma linguagem “forte e gráfica”. Timidamente, lá disseram que se trata de uma proposta “excêntrica”.

Desconhece-se a opinião de Durão Barroso, demasiado ocupado a viajar pelos antípodas há quase uma semana.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Isto já não é o que era

Houve quase de tudo na edição da Festa do Avante! deste ano: descomplexados assessores do atual Governo português; antigos assessores do anterior Executivo (agora descomprometidos, depois de seis anos sem lá irem espreitar); fervorosos católicos entusiasmados com a liturgia comunista e a prometerem voltar; ausência de muitos fiéis; e uma feira do livro a vender artigos e discursos escritos por Salazar com prefácio de Jaime Nogueira Pinto e publicações de João César das Neves.

domingo, 4 de setembro de 2011

A rentrée do pudim

Para quem receie que o regresso pós-estival às lides europeias apenas traga mais do mesmo (crise do euro, etc), José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD, mostra que outra Europa é possível e divulgou este domingo um comunicado de imprensa, intitulado “Pela eleição do Pudim Abade de Priscos para as 7 Maravilhas da Gastronomia”.

Depois de já ter levado os Morangos com Açucar ao PE, Fernandes confirma assim a tendência para os doces e assume-se agora como “o ‘padrinho’ da candidatura do Pudim” e, enquanto tal, “promete empenhar-se na promoção e certificação” do dito.

O longo e detalhado texto tem um sub-título quase tão delicioso como a sobremesa que promove: “Pudim para a Europa”! Quais eurobonds, qual carapuça! Pudim para todos, já!