terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O pesadelo dos directos televisivos

"NÃO ESTOU A OUVIR NADA...NÃO ESTOU A OUVIR NADA !", os gritos de um repórter televisivo enquanto Jorge Lacão falava com os jornalistas ficaram registados na gravação. Ainda por cima, era a parte mais importante do discurso.Paciência. Lá em casa, as pessoas ficariam a saber que alguém naquela altura não estava a ouvir nada...mas isso foi "a sereia em cima do bolo" (como diria alguém) de uma manhã parlamentar de reuniões entre governo e partidos sobre Orçamento de Estado.

"É um excesso de expectativa para o óbvio que eu vou dizer agora...", sussurava com ironia Jorge Lacão perante a frustrada tentativa de organização jornalística à beira do directo. Mesmo que o político se ofereça para falar e siga as instruções das tv's , a confusão começa na formação da meia lua para que todos possam gravar. E quando o directo começa, nada mais interessa. É o tiro de partida para o campeonato das perguntas. Ganha quem questiona mais (não interessa o quê, é preciso é fazer perguntas) e mais interrompe o entrevistado (deixando no ar por vezes declarações importantes). Não interessa a resposta. A pergunta, sim. É o "meu espectáculo": Um jornalista chegou a fechar o directo, mesmo ao lado do entrevistado que continuava a falar com os outros (só o treino e a concentração o impediram de perder o raciocínio, certamente), sem a preocupação de se afastar...

O espectáculo devia envergonhar e fazer pensar os protagonistas. De ambos os lados. Porque tambem os entrevistados entram no jogo do faz-tudo televisivo.

Talvez quando aparecer alguém a querer impôr regras no trabalho jornalístico, os repórteres desçam à terra e ganhem um pouco de respeito pelo trabalho dos outros. A rádio (pelo menos) agradece.

11 comentários:

maria disse...

Vocês são cá uma seca! contem coisas com interesse!

Anónimo disse...

Coitada da Susana, trabalha na rádio, o elo mais fraco... Ela é que se lixa com as merdas que os outros fazem!

Luís Lavoura

JPH disse...

Dá-Les!

Nuno Félix disse...

Li com toda a atenção e concordo

maria,mas nao a santa disse...

Maria, eu cá concordo contigo
se contassem alguma coisa com interesse e se escrevessem bem...
Mas Bolas nem as Frases sabem fazer....

Emídio Fernando disse...

Para essa Marias: não gostam, mas aparecem por cá para nos ler. Os masoquistas podem explicar os prazeres que isso dá. Sejam bem vindas (os). É só pena serem cobardes, mas não se pode exigir muito, não é?

maria, mas nao a santa disse...

É Sr Emidio tem que se ver e ler um pouco de tudo...
até que se faz um esforço por visitar este correio, mas tenha paciência Ultimamente os Escribas desta casa, andam a fazer isto um pouco mal

e nao seja mal agradecido... ainda bem que mesmo criticando por cá se passa certo?

SeaKo disse...

Eu gosto mais da desculpa do "estou em directo" o que claramente significa que tenho carta branca para ser mal educado e interromper seja quem for, de ministros a colegas de trabalho, gritar mais alto (olá Bernardo Ferrão [SIC] e sósias!), etc.

Enfim...

João Villalobos disse...

Excelente. Vou linkar.

Beatriz Jalón disse...

Boa miuda!! Foste ao "osso" da coisa!!!!

André disse...

onde é que está o "like"?