quarta-feira, 5 de maio de 2010

Hipocrisia

Numa assembleia praticamente às moscas, os eurodeputados efectuaram hoje uma breve discussão sobre a situação na Grécia e a “ajuda” europeia (leia-se empréstimo, em que os 15 “ajudantes” da zona euro ainda vão conseguir fazer algum dinheiro à custa dos gregos).

Daniel Cohn-Bendit, o tal do Maio de 68, eleito pelos Verdes, chamou a atenção para um pequeno detalhe que tem ficado de fora dos sucessivos pacotes de “ajustamento” (leia-se reduções de salários e de prestações sociais, aumentos de impostos, etc) que o governo grego tem vindo a adoptar: o orçamento de defesa da Grécia.

A Grécia é o país da União Europeia que, de longe, mais dinheiro gasta em armamento: cerca de 4,3% do PIB em 2005.

E, segundo Cohn-Bendit, nos últimos meses fechou vários negócios com a Alemanha e a França para a aquisição de submarinos, fragatas, helicópteros e aviões, que estimou em mais de 4 mil milhões de euros e que serão pagos ao longo dos próximos anos: “Somos hipócritas, damos-lhes dinheiro para comprarem as nossas armas”.

Cohn-Bendit sugere que, se a União Europeia quer mesmo « ajudar » a Grécia, deve promover um pacto de desarmamento na região, que envolva a Turquia.

Sem comentários: