quarta-feira, 26 de maio de 2010

Bem prega Frei Tomás

Numa entrevista a um influente jornal alemão, Durão Barroso atirou-se à postura assumida pela Alemanha ao longo da actual crise. Num exercício que alguns qualificam de “emancipação” (outros dirão que está a morder a mão que lhe deu de comer), o presidente da Comissão Europeia afirmou que, se a Grécia “falsificou e manipulou” as suas contas, “também a Alemanha nem sempre se comportou em conformidade com o espírito do Pacto de Estabilidade e Crescimento”.

É verdade. Mais precisamente isso aconteceu em 2003, quando a Alemanha e a França violaram pela primeira vez o limite dos 3% para o défice orçamental estipulado pelo PEC (PEC esse desenhado de acordo com as exigências de Berlim). Na altura a Comissão Europeia, presidida por um tal Romano Prodi, fez o que lhe competia e abriu um procedimento por défice excessivo contra os dois países. Cujo andamento foi travado por uma votação dos governos dos países da zona euro, ilibando os dois infractores.

Foi uma votação renhida, em que a posição assumida por Portugal fez os pratos pender decisivamente para o lado de Berlim e de Paris. Uma posição assumida por Manuela Ferreira Leite e que causou estranheza, até porque Portugal estava na altura a braços com um procedimento idêntico por ter deixado derrapar o défice. À estranheza juntou-se o surrealismo da explicação dada alguns dias depois pelo então primeiro-ministro, Durão Barroso, num jantar com emigrantes portugueses, em Paris. A quem explicou a atitude assumida com a necessidade de defender o bem-estar das comunidades portuguesas nos dois países visados (não fossem alemães e franceses, desvairados, desencadear um pogrom anti-lusitano…).

Mas se o mundo mudou em três semanas, imagine-se o que não lhe terá acontecido nestes quase sete anos…

1 comentário:

Anónimo disse...

A memória nestes tempos que correm é uma virtude!!