domingo, 31 de maio de 2009

Como Barcelos deu razão a Manuela Ferreira Leite

Apesar de Manuela Ferreira Leite ter anunciado publicamente que não gostava de comícios, o PSD arriscou fazer um, em Barcelos. A terra até prometia. Já foi uma espécie de "cavaquistão", quase à semelhança de Viseu, e mantém a fama de ser "laranja". Mas a noite foi aziaga.
O "speaker" até insistia em chamar gente. Pedia para os jovens - onde estavam eles, naquele "mar" de idosos? - se aproximassem do ringue. Mas nada. Até dava para fazer uma partidinha de futebol.
Chegaram pessoas das aldeias mais próximas. Durante a noite, houve um esforço de mobilizar os jovens. Mas o comício, propriamente dito, teimava em não passar das intenções.
Uma hora e meia depois, já sem haver esperanças de encher o pavilhão, começou o dito comício. Mesmo assim com clareiras. Para disfarçar, Paulo Rangel descobriu "uma moldura humana". Manuela Ferreira Leite foi pouco modesta:

"Esta mobilização, este entusiasmo faz-me renascer"

Talvez por não querer renascer desta forma é que Manuela Ferreira Leite garante não gostar de comícios. Barcelos mostrou que ela tem fortes razões para isso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sabe, caro senhor, não é preciso ser-se muito inteligente para perceber que o tamanho do pavilhão também conta. O erro do PSD foi só um: devia ter arranjado um pavilhão menor e estaria à pinha. Pelo que percebi, poucos conseguiram perceber que o ringue do meio não estava cheio porque havia milhares de pessoas nas bancadas. O PS, ao invés, põe as cadeirinhas no meio das salas e ilude o olho. Pensei que os cidadãos conseguiam detectar esses números, mas, afinal, deixam-se enganar por truques e desprezam a autenticidade dos factos. Desprezando, sobretudo, as pessoas que ali quiseram estar.