quinta-feira, 11 de junho de 2009

Era uma vez o grupo socialista no Parlamento Europeu...

Os socialistas europeus acabam de crescer um bocadinho. Anunciaram um acordo de princípio com o Partido Democrático italiano, para acolher no seu seio os 21 eurodeputados eleitos pela formação transalpina no passado domingo. Passam de 161 para 182 lugares (PPE tem 264 e os liberais 80, enquanto ainda há partidos que procuram a respectiva família).

Como não há almoços grátis, os italianos (que incluem ex-comunistas, ex-socialistas, ex-liberais e sabe-se lá mais o quê) exigem que o grupo passe a chamar-se Aliança dos Socialistas e Democratas Europeus.

Algo que os socialistas parecem dispostos a aceitar, até para disfarçar o chimbalau eleitoral. No fundo, não estão a fazer mais do que o PPE sempre fez, aceitar nas suas fileiras federalistas empedernidos e anti-europeus convictos, apenas com o intuito de ser a maior força política do PE. Mas é menos uma coisa que o futuro ex-PSE poderá atirar à cara do adversário.

1 comentário:

Dulce Dias disse...

A única diferença é que, desta vez, o PPE vai perder os anti-europeístas convictos (britânicos, checos e polacos querem reunir mais uns quantos e formar um grupo à parte) e tornar-se um grupo mais coeso. Ao mesmo tempo que o grupo do PS - ou qualquer que seja o novo nome - vai perder coesão. Aliás, o grupo dos socialistas no Parlamento Europeu não faz mais do que seguir a tendência vivida em certos países - veja-se o caso da França. Menos coeso do que o Ps francês... não há!

Ciberabraços
DD