sábado, 13 de junho de 2009

Ao beija-mão mundial, só falta o Obama

O presidente russo, Dmitri Medvedev, visita oficialmente Angola no dia 26 deste mês. Depois das eleições que resultaram numa esmagadora maioria ao MPLA, já visitaram Luanda o presidente francês, Nicolas Sarkozy, o Papa Bento XVI, o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, entre outros. José Eduardo dos Santos foi recebido com a pompa devida por Ângela Merkl, durante um périplo europeu que o levou a Portugal.
E, para este ano, estão anunciadas as visitas do novo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e do presidente do Brasil, Lula da Silva.
Neste beija-mão mundial, faltam Gordon Brown, mas esse nem sabe se fica muito tempo na cadeira do poder, e de Barack Obama. Alguns destes dirigentes e respectivos acólitos, ainda há pouco tempo, questionavam a legalidade de José Eduardo dos Santos continuar na presidência, sem que houvesse um novo escrutínio eleitoral (como se sabe, o último foi em 1992). Hoje, estendem-lhe vários tapetes vermelhos. E certamente nem se importariam que Dos Santos continuasse por lá por muitos e bons anos sem... eleições.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Papa Bento XVI foi ao beija mão peocupado com as repercussões do preço do petróleo na Cidade do Vaticano