quarta-feira, 24 de março de 2010

Portugal na berlinda

Por muito que isso possa contribuir para aumentar a ansiedade do governo, Portugal vai continuar na berlinda da actual tormenta financeira. Mesmo sem estar no mesmo saco que a Grécia, é para a ponta da Península Ibérica que se voltam as atenções cada vez que se fala num possível alastrar da crise grega.

Uma ansiedade que deverá ter atingido novos picos com as notícias sobre a revisão do rating da dívida portuguesa e que continuará a ter com que se entreter nos próximos dias, quando a revista The Economist publicar uma reportagem sobre Portugal.

Numa altura em que a Alemanha fala abertamente na necessidade de prever a possibilidade de expulsar alguns países da zona euro, o enviado da Economist, que é igualmente o correspondente da revista em Bruxelas, coloca Portugal no centro de uma reflexão sobre se os países do Sul da Europa deviam alguma vez ter aderido à moeda única. Está no seu blog, Charlemagne (que faz parte dos “outros códigos postais” aqui do Correio Preto).

Um post sustentado em conversas e entrevistas que manteve durante a recente estadia em Lisboa e onde conta um episódio curioso envolvendo Mário Soares quando se “discutia” a eventual candidatura de Portugal à então Comunidade Económica Europeia.

Sem comentários: