sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Os socialistas à procura de um Portas com "juizinho"

O PS prepara-se para convidar o CDS a fazer um acordo de princípio que torne viável a governação de José Sócrates. E, para isso, tem havido nos últimos tempos conversas paralelas entre centristas e socialistas e têm, sobretudo, surgido muitas pressões por parte de dirigentes do PS.
É pública e notória a insatisfação socialista com a guerra que toda a oposição tem feito na Assembleia da República ao Governo. É a tal "coligação negativa" que os socialistas tanto repetem ao mesmo tempo que vão lamentando estarem a governar um país... "ingovernável".
Muitos dirigentes socialistas, dos mais importantes e alguns até detentores de altos cargos, já vão defendendo um acordo de princípio - ou mesmo uma coligação - com o CDS de forma a conseguir viabilizar o programa que afinal saiu vitorioso das últimas legislativas. Mas com as necessáras adaptações.
Os socialistas temem ainda que todos os diplomas, apresentados pelo PCP, CDS, PSD e rejeitados na anterior legislatura, regressem nos próximos tempos à Assembleia da República.
Caso haja um possível acordo com o CDS, resta saber como Paulo Portas vai desfazer as juras que fez durante a campanha eleitoral. Talvez recorrendo aos velhos chavões "em nome da estabilidade" e a "bem da Nação".

Sem comentários: