segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Em vésperas de abertura de um novo ano lectivo

Segunda-feira, 31 de Outubro

"Aproveitei a ocasião para lhe dizer que era muito imprudente querer que o Euan fosse para o Oratory (...) Disse-me que eles tinham chegado à conclusão que essa era a melhor escola para o Euan e ponto final. Sentia que ele ia ter um problema político com essa escolha (...) A imprensa diria que essa escolha não era coerente com as suas ideias sobre a educação. Mas insistiu que tendo ou não tendo subvenção do Estado , era a escola em que ele deveria entrar, e achava que o publico compreenderia que queria o melhor para os seus filhos. «Não vou sacrificar a educação dos meus filhos em nome do politicamente correcto. Ainda por cima não é um colégio privado. É uma escola apoiada pelo Estado». «Até certo ponto» disse eu. Pedi-lhe para imaginar o discurso de Heseltine sobre o líder trabalhista que queria que as crianças comuns fossem para as escolas locais, mas que fazia os seus filhos atravessar Londres inteira para frequentarem uma escola subvencionada pelo Estado, exactamente o tipo de escola a que o seu partido se opunha. Ele disse que os conservadores mandavam os filhos para escolas privadas. Respondi que eles acreditavam na educação privada,mas nós não. Perguntei-lhe se as escolas locais eram assim tão más, e disse-me que tudo o que ele sabia era que a Oratory era a melhor escola para o Euan. Imagine como seria exaltante para a escola local se os seus filhos a frequentassem, disse eu. Ele afirmou que esse era o meu primeiro argumento persuasivo, mas não ia mudar de opinião. Já tinham feito a sua escolha."

Alastair Campbell, "Os anos Blair", pág. 48

2 comentários:

Luís Lavoura disse...

Cá em Portugal o mesmo ocorre com alguns dirigentes do Bloco de Esquerda, que têm os filhos nas mais seletas escolas privadas.

Eduardo Miguel Pereira disse...

Em Portugal vamos um bocadinho mais longe. Degrada-se, ano após ano o Ensino Estatal, não por incompetência, mas sim por estratégia, ajudando dessa forma à criação dum povo cada vez mais inculto, menos informado, em suma, mais estúpio, pois essa é a melhor forma de se fazerem prepetuar no poder.
Teoria da conspiração ?
Não ! apenas a triste realidade.