quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Betadin cura feridas e ajuda a engolir sapos

Desde 2007 que o governo português, na altura chefiado por José Sócrates, tentava fazer um reestruturação nas embaixadas e consulados. O projeto previa a redução de consulados, com o encerramento de alguns, como eram os casos de Nogent-sur-Marne e Versalhes, em França, e o 'baixamento' de outros para vice-consulados. A reforma caiu que nem uma bomba junto dos emigrantes ou, pelo menos, naqueles que têm uma ação política mais intensa.
Não sendo emigrante, mas eleito no círculo fora da Europa, José Cesário, do PSD e antigo secretário de Estado, apressou-se a mostrar a indignação. Sentia-se "ferido na sua sensibilidade" e achava a medida "claramente atentatória" dos interesses de Portugal e até pedia explicações no parlamento. Pelo meio, alertava que era o regresso do "24 de Abril de 1974", num lamento coadjuvado pelo deputado do CDS, Hélder Amaral.
Ora, o mesmo José Cesário volta a ser secretário de Estado deste governo que decidiu encerrar sete embaixadas, quatro vice-consulados e um escritório consular. Como José Cesário se mantém em silêncio, presume-se que tenha aplicado muito Betadin nos seus ferimentos. Uma terapia que encerra também as críticas de Hélder Amaral.

1 comentário:

Unknown disse...

devias ser jornalista do Internacional. Já não é a primeira vez que constato que és o único jornalista no ativo que coloca questões pertinentes e por antecipação (da "primavera" árabe já escreveste há alguns meses) e dos poucos com memória. abraço
Seabra