segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Quem conta um conto...

A Wikileaks começa a divulgar os telegramas "sacados" na embaixada dos Estados Unidos em Lisboa. Um deles conta a transmissão de uma informação de um diplomata norte-americano dando conta de uma alegada manifestação de vontade de Carlos Santos Ferreira, o presidente do Millennium-BCP, em prestar informações sobre o Irão. O jornal "El País" conta a história tal e qual ela é: uma informação de um diplomata, escrita num telegrama, a contar que o presidente do banco se tinha oferecido....Pois, em Portugal, as televisões, as rádios e as páginas na internet já transformaram a dita informação numa certeza. Assim, já se ouve e já se lê que o BCP "tinha actividades" no Irão. E com uma pequena ajuda da política: o BE já pede explicações ao Banco de Portugal sobre as actividades do BCP no Irão.
O que é curioso, de facto, é que o telegrama (origem da notícia) só fala mesmo numa alegada intenção (e não escrita) de Santos Ferreira. A propósito destas informações veiculadas por diplomatas, dá para recordar o livro de Tim Weiner, "História da CIA - um legado de cinzas", e o resumo dele feito pelo "The Boston Globe":

"Tim Weiner desmascara décadas de enganos e demonstra na perfeição como a CIA falhou quase sempre no seu principal objectivo: reunir e analisar a informação que permitisse ao presidente compreender o que se passava no Mundo. Em vez disso, centrou-se mais em manipular e ajustar a informação de acordo com os preconceitos de quem habitava a Casa Branca".

Quem lê "CIA" pode perfeitamente ler "diplomatas norte-americanos" por que, como se sabe, é difícil distinguir onde começam uns e acabam outros.

Sem comentários: