sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cooperação estratégica precisa-se para uma simples conversa com jornalistas...

Na cimeira ibero-americana...


Os jornalistas iam a caminho do aeroporto de Mar del Plata esperar José Sócrates, quando foram informados pela assessoria de Cavaco Silva que o Presidente falaria duas horas depois no Hotel onde está hospedado.

No aeroporto, apesar de prevista uma declaração, o PM acabou por entrar logo no carro, remetendo a dita conversa para mais tarde.

De regresso ao mini-autocarro, que o gabinete do PM arranjou para a imprensa (desta vez, é S. Bento que organiza a viagem), o destino era o hotel do Presidente. Mas o apertadíssimo cordão de segurança montado à volta dos locais da cimeira, impedia a circulação dos jornalistas. Nem a pé, podiamos andar sózinhos pela área fechada.

Já estava na hora de Belém, e nem um microfone com o Presidente. Nessa altura, já se sabia que Sócrates também falaria no mesmo hotel. O problema continuava a ser o chegar lá. O objectivo cumpriu-se quando os assessores do PM foram ter com o grupo ao centro de imprensa para nos "escoltarem" ao hotel. Nessa altura, a presidência da republica informava que Cavaco já não falaria, tinha um compromisso.

À porta do hotel, somos informados que Sócrates vai descer para falar com os jornalistas. Enquanto desce-e-não desce, surge a comitiva presidencial já com os automóveis prontos para sair mas que anuncia então que Cavaco pode falar naquele momento mas numa sala do hotel.

Perante o espanto da equipa de Sócrates, os jornalistas que estão na rua, à espera do PM, entram para ir ao encontro do PR. Depois de Cavaco falar, os jornalistas abandonam o hotel e à porta são informados que Sócrates foi correr…Declarações só depois…Foi o que aconteceu…Cavaco conseguiu mesmo falar primeiro...

2 comentários:

Anónimo disse...

Há uns anos dizia-se que os jornalistas desportivos do Porto eram pés de microfone para Pinto da Costa. Iam para as Antas (na altura os treinos ainda eram lá), esperavam horas, queixavam-se da seca mas quando o homem queria mandar recados lá esticavam os microfones. Hoje, continua tudo na mesma. Só mudaram os protagonistas.

aviador disse...

Interessantissimo