segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O maniqueísta primário, com humor de múmia

O Carlos Vidal (CV), do 5dias, resolveu meter-se comigo por causa de uma alegada defesa de José Sócrates. Na sua cabeça maniqueísta, sou acusado de ser um socrático, apenas por manifestar desagrado por haver jornalistas que se armam em juizes, acusadores, torquemadas, para acusar, julgar e condenar. Não só por que gostariam de ser isso, mas por que sofrem pressões para "vender", a palavra mais estúpida e mais perniciosa que pode pairar na cabeça de um jornalista.
Não, não gostei de ver José Sócrates aparecer, repetidamente, na praça pública, como se tivesse sido julgado e condenado. Nem ele, nem Duarte Lima que hoje aparece, nas capas de jornais até dos chamados de referência como um assassino. Ainda por cima, um homicida estúpido que resolveu levar de bandeja a sua presa. E, daqui a uns tempos - tenho quase a certeza - vou sugerir a alguns jornais e jornalistas que peçam desculpas a Duarte Lima. Já o deveriam fazer. Por que, tal como Sócrates, Duarte Lima já está acusado, condenado e carimbado pelos... jornalistas. E por condenar tais práticas, não fazem de mim um fã de Sócrates, nem de Duarte Lima.
Caso CV não saiba - ou não compreenda, o que eu até posso entender - jornalista não é apenas um tipo que paga um cartão anual. Jornalista é aquele que dá notícias, conta estórias, relata factos, mas com responsabilidade e respeitando as regras básicas da ética e da deontologia. Tão simples quanto isso.
Por isso, indignei-me com a suja campanha que se fez (ou que se faz) a José Sócrates, por causa do Freeport. Já o tinha escrito antes, quando admiti que poderia haver tréguas. Enganei-me. Reafirmo que muitos jornalistas deveriam hoje pedir desculpas a José Sócrates.
Por isso, CV acusa-me do que acusa. Mas até compreendo a sua reacção. Primeiro porque foi epidérmica, em reacção a um comentário que escrevi às notáveis observações de Luís Rainha. E depois também compreendo as suas observações: afinal, Luís Rainha, que se deu ao trabalho de o ler, classifica-o como um "filósofo de badana" e com um "humor da múmia de Lénine". E outra leitora atenta de CV chama-o de "primário". E esses leram-no, repito, atentamente. Quem sou eu para não concordar que nunca o li nem o pretendo fazer? Confio no Luís. E detesto malta com humor de múmias, ainda por cima primária.

3 comentários:

Carlos Vidal disse...

O Luis Rainha, que me leu atentamente?
O sr. Rainha não leu uma única linha de um único livro ou ensaio meu. E nada saba do que eu penso, nem como penso, nem dentro nem fora da "bloga".
Nem sabe do que fala, nem ele nem o sr. Emídio.
(Já expliquei isso hoje no 5dias.)
CV

Emídio Fernando disse...

Pois, caro CV, não sei se tem algum problema com o Luís Rainha. Se o tem, resolva-o. O que não deve fazer é descarregar a bílis para cima de outros. Escreveu um post infeliz, sem ler nada meu, sem sequer reparar neste blogue. Reagiu de cabeça quente? Se sim, só dá razão ao Luís. E mostrou afinal quem aqui é acéfalo.
É certo que não li nada seu (e prometo não fazê-lo, por que detesto maus fígados e péssimo humor) excepto um post a atacar o Rainha e a prometer, no final, que nunca mais o faria. Viu-se. Não o larga. Mais do que acéfalo isso é ser invertebrado. E eu limitei-me a comentar os posts do Rainha, com base precisamente nesse seu comentário. E há que reconhecer, como lá escrevi, o Rainha arrasa. Que quer? Ele nasceu com enorme talento. Não fique apoquentado, agitando o sangue das suas feridas para o lado. Conforme-se. Certamente que o CV terá outros talentos. Um dia, quando os descobrir, ficará com a alma lavada e certamente compreenderá o humor assassino do Luís. Mas tenho dúvidas que os descubra. Seria bom. Para nos poupar.

Carlos Vidal disse...

Os textos do sr. Rainha são pura e simplesmente ridículos, como comprovei claramente no 5dias. Futeis e de lantejoulas.
Posso mimetizá-los quantas vezes quiser. Aquilo é desgraçadamente pobre. Se ainda não viu isso....
Como acho os seus, Emídio F., muito maus, folgo muito em vê-lo admirador do L. Rainha.