terça-feira, 25 de maio de 2010

Um mistério por obliterar


As notícias davam como certo o aumento das tarifas dos transportes públicos. Apesar da informação estar a circular desde ontem à noite, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações emitiu um comunicado, através do gabinete de imprensa, apenas às 18.27, com o título "Comunicado - Tarifas dos transportes públicos":

"... reafirma-se (...) que não existe, neste momento, qualquer decisão sobre esta matéria, não estando a mesma na agenda das decisões do Governo"

Ficou assim esclarecido que o Governo não está a pensar no aumento do preço dos transportes. Mas as certezas têm pernas curtas. Curtíssimas. Precisamente um minuto depois, às 18.28, o mesmo ministério emitia outro comunicado bem mais lacónico:

"Gab Imprensa MOPTC gostaria de resgatar a mensagem "Comunicado - Tarifas dos transportes públicos".

Entre dois comunicados, fica-se sem saber se os bilhetes vão ficar mais caros, ou não. Ah... o mesmo gabinete avisa que não tem mais comentários. Os anteriores, ao que parece, são esclarecedores.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mira, cariño, nuestro Sócrates en portuñol

El primer ministro de Portugal, José Sócrates, en los Desayunos de TVE


Índice do jornalismo lindo

Pacheco Pereira, sempre à caça do (mau ?) jornalismo, podia escrever um dia sobre os pés de microfone que são um descanso para os politicos - os jornalistas convocados para uma declaração sem direito a perguntas. Podia até começar por dar o exemplo da declaração desta tarde na Assembleia da Republica feita por ... Pacheco Pereira. Com honra de directos televisivos. E com um aviso claro: "é só uma declaração, não respondo a perguntas"...

(só falta mesmo criticar o PS que depois fez a mesma coisa)

Jornalismo à portuguesa

Num rigoroso exclusivo e citando "fontes bem colocadas junto do executivo", o Correio Preto vai avançar amanhã, sexta-feira, com a notícia de que o Governo tem plnaos para reforçar os investimentos públicos, planeando a construção de uma estação espacial a ser instalada na Ota.
Obviamente, o Correio Preto conta, com esta notícia, ser citado pelas rádios, televisões e sites, provocando que a notícia dure umas horas. Para isso, conta ainda com a colaboração de todos os partidos que tratarão de comentar, criticar e pedir a presença na Assembleia da República, com carácter de urgência, do ministro das Obras Públicas. Assim, a notícia vive mais umas horas e anima a vida dos portugueses.
Depois, a meio da tarde, José Sócrates irá desmenti-la até usando o argumento de que, nesta altura, esse tipo de investimento seria rídiculo e impensável. Mas à noite, via telejornais, a notícia irá manter-se, baseando-se, antes de mais, na notícia do Correio Preto. E com as óbvias reacções dos partidos. E só depois o desmentido oficial.
No sábado, logo pela manhã, o mesmo Correio Preto conta fazer outra manchete, não pedindo desculpa aos leitores, não admitindo que foi um erro, mas com a história "completa": o Governo tinha mesmo intenções de construir a estação espacial, mas foi a notícia do Correio Preto que obrigou José Sócrates a recuar. E para apimentar a coisa, acrescentaremos que sob pressão de Cavaco , de acordo com "fontes em Belém", e de Pedro Passos Coelho que até admitiu romper o acordo com o Governo.
E assim andará o Correio Preto feliz e contente até, daqui a umas semanas e perante a queda de audiência, tenha mais criatividade para outra grande "cacha": citada, comentada e desmentida. Mas o que importa? A audiência sobe, não sobe?

No rescaldo das últimas entrevistas

terça-feira, 18 de maio de 2010

Rapidez

Apenas cinco dias depois de, sentado ao seu lado, José Sócrates garantir que o aumento de impostos então anunciado era para vigorar até ao final de 2011, Teixeira dos Santos vem esclarecer que, afinal, as medidas em causa vão durar “enquanto for necessário” para assegurar que a redução do défice é “sustentável e duradoura”. O que pelas contas do próprio governo só deverá acontecer lá para 2013.

O que vale é que as contradições e os ditos que são dados por não ditos são tantos, que praticamente já não fazem mossa. E depois há sempre “a situação dramática do país” para justificar qualquer malabarismo (até serviu a Cavaco para promulgar a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo!).

Já era má, o Papa só a deixou K.O.

No "Prós e Contras", da RTP, António Nogueira Leite, do PSD, ensaia uma discordância com o ministro Vieira da Silva. E é logo interrompido pela "argúcia" e "perspicácia" de Fátima Campos Ferreira:

"Não se zanguem aqui por favor"

Já se sabia que o programa não é mesmo para estimular o debate ou colocar frente-a-frente ideias diferentes. Ela escusava de ser tão evidente.

Ainda o sapo

O que é irónico é que o que vai ficar para a história é que Cavaco Silva, no dia internacional contra a homofobia, fez uma declaração ao país para anunciar a promulgação do casamento entre pessoas do mesmo sexo...

sábado, 15 de maio de 2010

Recados para quem? A opção é sua...

André Figueiredo, membro do secretariado do Partido Socialista, acordou com uma fúria de se fazer ouvir em todo o país e escreveu isto, na sua página no facebook:

"Numa altura decisiva como a que vivemos, ter alguém a olhar para o seu umbigo e a querer mostrar, apenas, que existe e que ninguém lhe liga é um sinal de incapacidade, de falta de cultura política e de solidão do seu pensamento e acção."

Resta saber a quem se dirige este mimo. É uma questão de escolha:
A - A António José Seguro por que, este sábado, dá uma entrevista ao Expresso em que admite poder candidatar-se a líder do PS.
B - A Marco António Costa por sugerir que Francisco Assis se demita dos cargos políticos por ser incapaz de pedir desculpas
C - A Eduardo Martins, deputado do PSD, por não ter gostado de ver o seu líder, Pedro Passos Coelho, a ser muleta do Governo.
D - A António José Seguro por ameaçar, lá mais para frente, discutir e analisar quem colocou o país nesta situação.
E - A Bruna Real, professora de Mirandela, por ter saído do anonimato de uma aldeia para o estrelato graças ao umbigo nú mostrado numa revista.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O que os distingue agora ?

Não resisto a partilhar a fotografia que o Pedro Figueiredo pôs no Facebook.


"Não é só a água, é tambem a coca-cola, a pepsi-cola"

A Pepsi "atacou" esta noite com anúncios na televisão e outdoors em Lisboa. Coincidência ou uma marca atenta à conferência de imprensa de José Sócrates ?

Governo TV

I ACTO - José Sócrates recebe Pedro Passos Coelho em S. Bento

Truz-Truz
- Quem é ?
- A Rádio
- Não pode entrar
- Não posso entrar ?
- São as ordens que tenho
- Mas a Televisão e a Lusa não estão lá dentro ?
- Estão.
- Então...
- ... a senhora não pode entrar
- Porquê ?
- Porque não
- Mas se há jornalistas lá dentro, porque é que eu não posso entrar ?
- Não pode
- Mas só estando lá dentro é que poderei saber (como os outros) quando é que o encontro acaba
- Mas os seus colegas estão a fazer directos
- Eu tambem vou fazer directo...se puder entrar
- Mas não pode

Resultado: Ninguém mais entrou. Saiu a Lusa...


II ACTO - Conferencia de imprensa de José Sócrates no Conselho de Ministros

Sala cheia
- O Sr.PM só responde a três perguntas
- Três ?!!!!!!
- Uma por cada televisão em directo...

Alguns jornalistas abandonam a sala...
...e cada televisão faz uma pergunta com vááááááááárias questões lá dentro.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Durante uma arrumação de papéis...

...ressuscita esta oportuna edição do Expresso, de 9 de Outubro de 2009. Há apenas sete meses o ministro das finanças dizia coisas como esta:
Pergunta: Consolidar as contas no próximo ano seria um erro?
Resposta: É cedo demais. O problema mais complicado nesta conjuntura não é a situação do défice, é ter uma situação de descontrolo. Neste momento, temos um défice mais elevado, mas controlado.
PS: o défice do ano passado ficou em 9,4%...

Euforia incontrolável

Paulo Portas está tão entusiasmado com as cedências de Pedro Passos Coelho que até resolveu antecipar a conferência de imprensa. Estava marcada para as 17, começou um quarto de hora antes. Logo ele que é conhecido por ter um relógio sempre atrasado. O aumento de impostos empurrou-lhe os ponteiros.

Saudável inspiração de Vital Moreira

O eurodeputado socialista, Vital Moreira, não poupa a política de saúde da ministra Ana Jorge:

"Só a distração ou a imprudência política pode ignorar os sinais preocupantes de deterioração da situação financeira do serviço nacional de saúde".

O resto do ataque é uma pequena bomba-relógio

Ah, se é assim está bem

"Vais pagar mais impostos, mas sais daqui mais rico!" , disse Fátima a Marco. A Fátima era a Campos Ferreira, da RTP, o Marco era o Paulo, o cantor que, a estragar o guião da iluminada apresentadora, atreveu-se a aludir o choque fiscal que aí vem. Há instantes, em directo no Jornal da Tarde, a partir de Fátima.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A crise sopra sempre para o mesmo lado


Em 1985, portanto há 25 anos, os títulos dos jornais eram, em quase tudo, idênticos aos títulos de...2010. E descreviam bem o retrato do país. Por exemplo, Janeiro, início do ano, o "Diário de Lisboa" já indicava o que por aí vinha:

2 de Janeiro:
"Novos e mais pesados sacríficios vão ser exigidos/Pouca esperança para 85"

5 de Janeiro:
"Poder de compra dos portugueses continuará a diminuir este ano"

8 de Janeiro:
"Salários reais vão descer ainda mais em 1985"

12 de Janeiro:
"Os preços disparam"

E agora reparem bem nos títulos da capa do dia 11 de Janeiro, que está na foto.

Mastiga e deita fora


Usaram-no, magoaram-no, abusaram dele para recolher mais uns dinheiros dentro e fora de Portugal, exploraram-no até ao limite. Já não precisam dele e agora pensam deitá-lo fora. Ingrata gente essa que anda por aí.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Isto já só lá vai com muita fé

De acordo com a agenda de amanhã do Primeiro-Ministro, José Sócrates assiste à Celebração Eucarística no Terreiro do Paço.

E o burro é quem?


Graças ao El País ficamos com uma ideia do que está por trás do clube de futebol do Uzbequistão que contratou os serviços do ex-seleccionador nacional. De como a equipa do pontapé na bola é apenas um dos muitos negócios obscuros da filha do dono do país, cujos encantos financeiros levaram vários figurões internacionais a fazer como Scolari (desde o FC Barcelona a Sting).

Um fenómeno fácil de encontrar por outras paragens do mundo, mas porventura menos falado, e onde não faltam os habituais ingredientes: enriquecimento à custa dos recursos do país, perseguição e tortura de opositores políticos, acusações de exploração de mão de obra infantil na colheita de algodão, a principal matéria-prima nacional.

Há mesmo sapo para o jantar?

Tenho quase a certeza que os dirigentes socialistas, membros do secretariado do PS, vão fazer tudo por tudo, esta tarde, para discutir todos os assuntos menos... o da candidatura presidencial.

Foge, Sócrates!

Uns 10 ministros, responsáveis pelo actual estado da Economia portuguesa, foram a Belém dar sugestões e querem dar conselhos. Não lhes chega a desgraça que construíram.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Um taxista mais erudito

Medina Carreira foi, na noite de sexta-feira, à Feira do Livro apresentar mais uma profecia da desgraça, agora editada em livro. Perante uma audiência que o ouviu religiosamente, o antigo - muito antigo - ministro das Finanças encontrou terreno fértil para espalhar 'mimos' por todos os lados:

- enganam a malta, só ganham os que têm mais lata, os latosos (sobre os políticos)
- aldrabice, gatunagem, país desorganizado, é uma ladroeira, vigaristas, burlões (expressões mais usadas sobre os políticos)
- queremos arranjar uma casa e demoramos anos a ter os papéis a não ser que se pague a alguém debaixo da mesa
- não sei se na China se rouba menos ou mais do que cá
- Portugal é uma burla
- a ministra da Educação que surgiu com um sorriso e pintada já perdeu a pintura
- nem há militares (sobre a hipótese de haver uma ditadura militar(!))

Ouvindo bem, é dificil perceber a diferença entre as opiniões de um economista, ex-ministro e com lugar cativo num órgão de comunicação social e as opiniões de um taxista que, mal tem o cliente sentado, zurze nos políticos, no país, enfim, na "choldra" (só faltou esta expressão a Medina Carreira).

Interpretar os sinais

Em Setembro do ano passado, em plena campanha eleitoral, o TGV também andava na berlinda.

Na altura Sócrates aproveitou a ida a um Conselho Europeu em Bruxelas, via Paris, para fazer a viagem entre as duas cidades de… TGV. Garantiu que era coincidência, mas não deixou de aproveitar a ocasião para defender as virtudes do projecto.

O primeiro-ministro acaba de chegar a Bruxelas para nova reunião europeia. Vindo de Paris. Mas desta vez viajou de avião, ao mesmo tempo que, em Lisboa, Vieira da Silva explica que "é normal" adiar investimentos.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O gesto é tudo

Ao princípio da tarde, corria que Ricardo Rodrigues tinha sido aplaudido na reunião do grupo parlamentar do PS. Afinal, Ricardo Rodrigues não esteve na reunião. Aplausos houve, é certo, mas para saudar a intervenção de outros parlamentares socialistas que quiseram prestar solidariedade ao colega de bancada, perante os acontecimentos tornados públicos na véspera.

O caso da "posse indevida" dos gravadores dos jornalistas da "Sábado". Posso até compreender a solidariedade do grupo. Sim, um deputado, ou outra qualquer pessoa noutro cargo, que dá uma entrevista não é, de facto, obrigado a responder a tudo. Pode mesmo, e deve, se assim o entender, indignar-se e dar por terminada a entrevista. Se Ricardo Rodrigues tivesse feito isso, e nada mais, não haveria nem "caso" nem processo. Exercia um direito.

Aqui chegados, o que me espanta é não haver entre os socialistas uma voz, uma que seja, capaz de condenar o "acto irreflectido" (para usar a expressão do próprio). Antes pareça que o subscrevem. Em rigor, duas vozes. Porque Vital Moreira, lá das Europas já blogou sobre o episódio, dizendo ao sr. deputado o óbvio: "Só se responde ao que se quer." Mas foi o único a considerar a atitude "injustificável".

Posto isto, estou em crer, mas é um "supônhamos", que se Ricardo Rodrigues tivesse estado na reunião da bancada, teria sido aplaudido. Mesmo. Não estando, comprovou ser afinal capaz de um gesto "reflectido". Poupando o grupo parlamentar do PS ao ridículo. .

"andava o desgraçadinho no gamanço..."

se não visse não acreditava. aliás, quando ouvi, na sic, a primeira frase: "os jornalistas da sábado acusam o deputado de furto...." pensei "isto é demais. furto? um deputado?". afinal, era mesmo verdade. um representante do povo furta, perante uma camara de televisão, dois gravadores, com a mestria de um profissional. e como se isso não bastasse, os seus pares vêm declara-se solidários com o deputado, logo, com o seu acto. depois disso, que credibilidade tem o deputado, os seus pares e, por arrasto, a instituição da qual fazem parte. eu, que já por várias vezes aqui fui acusada de ser anti-parlamentar (que não sou), não consigo pensar em gesto de maior atentado contra o parlamento do que o de um deputado a furtar gravadores perante o apoio cúmplice dos seus pares.

É só fazer as contas, como diria o outro

Na reunião da concertação social de ontem, o governo entregou três simulações com base nas novas regras do subsídio de desemprego. Duas estavam erradas. A que apontava para uma redução de 29, 64 € , afinal, devia registar uma descida de 37,34 €. A que falava em 1,51 € , devia apontar 2,01 €. Quem se apercebeu disto ? Os jornalistas que enquanto esperavam pelo fim da reunião, fizeram as contas.

Confessionário ?!!!

"A relação entre qualquer deputado e qualquer jornalista é uma relação tão íntima, directa e insondável como a do confessionário. "

Jaime Gama, esta tarde, a comentar o caso Ricardo Rodrigues.

Piadolas na comissão de inquérito PT-TVI

- Tenho que ir lá fora. Achas que posso deixar aqui o meu computador ?
- Vai à vontade. O Ricardo Rodrigues não está cá...

À cautela...

...é melhor começar a usar um destes, não vá mais algum ricardorodrigues qualquer ter um ataque de cleptomania.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Há dias que deviam acabar de manhã

A manhã tinha corrido bem ao PS. Na comissão parlamentar de inquérito ao negócio PT-TVI, Pedro Silva Pereira arrasara João Semedo do BE. Na sala ao lado, Teixeira dos Santos sublinhava o tom positivo das previsões económicas da Comissão Europeia.

A crise começou depois do almoço. A Sábado preparava-se para pôr no site o vídeo de Ricardo Rodrigues a abandonar uma entrevista com os gravadores dos jornalistas nos bolsos.

O deputado começa a preparar uma declaração apostando na antecipação. O PS anuncia-a para as 17.45 h: "sem período de perguntas e respostas".

Com jornalistas já na sala de imprensa, começam a aparecer assessores jurídicos do PS. Depois, chega Ricardo Rodrigues e não vem sózinho: Francisco Assis, Sérgio Sousa Pinto, Ana Catarina Mendes manifestam o apoio da direcção parlamentar.

Ricardo Rodrigues, vice-presidente da bancada do PS, coordenador da área da justiça e da comissão de inquérito ao negócio PT-TVI, é acusado pela Sábado de furto e de atentado à liberdade de expressão...um tema, que por sinal, tem sido bastante discutido na Assembleia da Republica nos últimos tempos.

Cuidado com os gravadores !

" Porque a pressão exercida sobre mim constituiu uma violência psicológica insuportável, porque não vislumbrei outra alternativa para preservar o meu bom nome, exerci acção directa e, irreflectidamente, tomei posse de dois equipamentos de gravação digital, os quais hoje são documentos apensos à Providência Cautelar que corre termos no Tribunal Cível de Lisboa."

Ricardo Rodrigues, vice-presidente do grupo parlamentar do PS, coordenador da área da justiça, justificou assim isto.

Hipocrisia

Numa assembleia praticamente às moscas, os eurodeputados efectuaram hoje uma breve discussão sobre a situação na Grécia e a “ajuda” europeia (leia-se empréstimo, em que os 15 “ajudantes” da zona euro ainda vão conseguir fazer algum dinheiro à custa dos gregos).

Daniel Cohn-Bendit, o tal do Maio de 68, eleito pelos Verdes, chamou a atenção para um pequeno detalhe que tem ficado de fora dos sucessivos pacotes de “ajustamento” (leia-se reduções de salários e de prestações sociais, aumentos de impostos, etc) que o governo grego tem vindo a adoptar: o orçamento de defesa da Grécia.

A Grécia é o país da União Europeia que, de longe, mais dinheiro gasta em armamento: cerca de 4,3% do PIB em 2005.

E, segundo Cohn-Bendit, nos últimos meses fechou vários negócios com a Alemanha e a França para a aquisição de submarinos, fragatas, helicópteros e aviões, que estimou em mais de 4 mil milhões de euros e que serão pagos ao longo dos próximos anos: “Somos hipócritas, damos-lhes dinheiro para comprarem as nossas armas”.

Cohn-Bendit sugere que, se a União Europeia quer mesmo « ajudar » a Grécia, deve promover um pacto de desarmamento na região, que envolva a Turquia.

Pensamento positivo

Depois de serem conhecidas as previsões económicas da Primavera da Comissão Europeia, José Sócrates manifestou-se “muito confiante relativamente à evolução da economia portuguesa”, porque Portugal “viu revisto em alta o seu crescimento”.

Esqueceu-se de acrescentar que a dita “revisão em alta” de Bruxelas é em relação às suas próprias previsões (0,5%, quando em Novembro dizia esperar um crescimento de 0,3%) e que ainda assim ficam abaixo das previsões do próprio governo (0,7% em 2010).

E também não mencionou que, para 2011, além de estarem novamente abaixo das previsões do governo, as da Comissão apontam para um crescimento de 0,7%, o segundo mais baixo da zona euro, apenas superior ao esperado para… a Grécia.

Sócrates podia ter igualmente referido que em ambos os anos a economia portuguesa continuará a divergir da média europeia, mas isso já não é novidade.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Dia 10, há sapo para o jantar

Secretariado do PS discute presidenciais na próxima segunda-feira.

sábado, 1 de maio de 2010

santas férias

dentro de dez dias, quem tiver consultas marcadas no hospital é melhor ficar em casa. o mesmo para as cirurgias, para os assuntos nas finanças ou outros organismos públicos. quem tem filhos, o melhor é começar a pensar em alternativas porque no dia 11, em lisboa, as escolas estão fechadas de tarde,no dia 12 estão fechadas em fátima, no dia 13 estão fechadas em todo o país e no dia 14 estão fechadas, de manhã, no porto. decisões muito pouco católicas, digo eu...

Estranhas obsessões com os investimentos públicos

Ainda Marcelo Caetano era primeiro-ministro e já Portugal projectava construir um novo aeroporto para... 2010. E, nessa altura, a opção seria Rio Frio. Depois disso, passaram governos provisórios e constitucionais e de todas as formações possíveis: comunistas nos governos, PSD e PS a liderar sozinhos, coligações PS/CDS e PSD/CDS e bloco central e maiorias absolutas do PSD, de Cavaco Silva, e do PS, de José Sócrates.
Nenhum governo pensou em abandonar a construção do novo aeroporto mesmo tendo, muitos deles, as garras do FMI e sem as indispensáveis verbas comunitárias que lhes confortasse os desejos. E com a inflação a ultrapassar os 15 por cento, o desemprego superior aos 25 por cento, com greve, com o ouro a ser penhorado, greves gerais e empresas a fechar quase todos os dias.
Em meados de 1981, os jornais faziam manchetes garantindo que, cada português, devia ao estrangeiro 70 contos. No início de 1983, essa dívida individual subia para os 120 contos. E assim sucessivamente, sempre a subir.
E nenhum governo pensou em abandonar a construção do novo aeroporto.

Já viram o autocarro de Nick Clegg ?





(Fotos The Guardian)




sexta-feira, 30 de abril de 2010

É muito bom ter assessores catedráticos em filosofia


A semana política termina com uma frase de José Sócrates que muita gente está a interpretar como sendo enigmática: "a política é a arte da decepção". Dito destaa forma, citando "um grande filósofo", como ele diz, até parece que o primeiro-ministro está decepcionado ou, quem sabe?, farto. Mas o estado de alma - se é que se pode interpretar assim - já vem de longe.

No dia 1 de Março de 2007, portanto há mais de três anos, José Sócrates estreou a citação num colóquio do PS: "A política é a aprendizagem permanente do convívio com a decepção". Nessa altura, Sócrates teve o cuidado de atribuir a autoria da frase: ao filósofo Daniel Innerarity que, aliás, esteve presente no encontro.

Aparentemente desconhecido, há, no entanto, quem, no núcleo de assessores e consultores de José Sócrates, o conheça muito bem. Daniel Innerarity é professor catedrático de filosofia na Universidade de Saragoça.

E nesse dia, talvez também aconselhado, Sócrates foi um pouco mais longe, arriscando dizer que "quando formos derrotados seremos felizes toda a vida".

Estou mais descansada

"O Meo tem uma máquina muito potente para armazenar informação", garantiu Henrique Granadeiro duas horas e meia depois de começar a responder aos deputados da comissão parlamentar de inquérito

Tudo bons rapazes

Visto de fora, parece que quem devia remeter-se ao silêncio era mesmo o Sr. Henrique.
E já agora quem será a "senhora" deste negócio?
Mas enfim com declarações tão expressivas quanto foleiras, compreendemos todos melhor o desabafo: "eu sou a pílula do dia seguinte"- comentário de Henrique Granadeiro, a propósito de Zeinal Bava ter assumido a paternidade do negócio PT/ Tvi - tal como informou a Susana no Twitter.

Aprende-se muitíssimo nesta comissão

Henrique Granadeiro explicou há pouco aos deputados que os códigos de conduta nos negócios têm as suas especificidades: " É um pouco como quando se propôe determinada coisa a uma senhora e ela diz Não, pode ser Talvez; se ela diz Talvez, pode ser Sim; Se ela diz Sim, não é uma senhora." No comments

Aprende-se muito nesta comissão

"O eng. Zeinal assumiu-se ontem como pai do negócio fracassado. Eu assumo-me como a pílula do dia seguinte..."

Henrique Granadeiro na Comissão parlamentar de inquérito PT-TVI esta tarde.

Grandes capas


Sondagem

A euforia foi tal que os sociais-democratas não conseguiram guardar segredo. Durante a tarde, os numeros já estavam num blog. E a publicação do barómetro da Marktest que Diário Económico e TSF agendavam para sábado teve de ser antecipada para esta sexta-feira...

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Estou preocupada

Zeinal Bava está há uma hora a responder aos deputados da Comissão de Inquérito e não falou no MEO.

Em espanhol nos entendemos?

Numa entrevista que o ABC publica hoje, Pedro Passos Coelho considera que a última "experiência" do PSD no governo, entre 2002 e 2005, com Durão Barroso e fugazmente com Santana Lopes, “foi negativa”, entre outras razões porque “o partido não estava bem preparado para regressar ao poder”.

Se os sete anos de oposição que antecederam essa "experiência" (palavra que, tomada no sentido de testar uma hipótese científica, assenta que nem uma luva ao breve período em que Santana residiu em São Bento) não foram suficientes para preparar o PSD, e tendo em conta que está na oposição há cinco anos,Sócrates poderá ficar descansado pelo menos até 2012.

Tempos modernos

Antigamente, inventavam logo uma anedota, agora abrem uma página no Facebook...

Na comissão de inquérito II

E, de repente, a banda começa a tocar. A musica vem da rua.
Mota Amaral aproveita uma pausa para questionar José Eduardo Moniz “um homem do espectáculo. Foi ele que mandou vir a banda ?”
-“Eu não mandei cá vir nada…”
-“Não, esta banda é da GNR e está a preparar-se para as honras para o sr presidente da Republica de Moçambique…
-“Se calhar esta comissão precisa de musica, quem sabe…”, rematou Moniz

Na comissão de inquérito I

O que têm em comum Pacheco de Melo (administrador financeiro da PT), Michelle Pfeiffer, Uma Thurman e Andre Agassi ?

Fazem todos anos hoje. A informação foi dada por Mota Amaral, no final da audição desta manhã, que ao dar os parabéns ao primeiro depoente de hoje da comissão parlamentar de inquérito PT-TVI, garantiu-lhe que "estava muito bem acompanhado".

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Que Belo Jogo !












O português José Mourinho e o espanhol Pepe Guardiola!
Miúdas (ou miúdos), vá lá, espreitem.
Não é preciso gostar de bola mas o jogo também tá bom

Ele lá saberá porquê...

António Guterres, hoje, em Bruxelas:

"Para Portugal, como cidadão, todos nós temos projectos. Para o regresso à política portuguesa tenho um projecto, que é o de não regressar."

Contra as agências, marchar, marchar

Paulo Pedroso propõe uma união ibérica contra as agências de rating. Segue a lógica poética de Brecht: "como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo". Faz sentido e vale a pena ler os desafios.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Memória de um presidente que jura não ser político


No verão de 1981, Pinto Balsemão, pressionado internamente, deixava de ser primeiro-ministro e quase que "rebentava" com a AD, a coligação que juntava o PPD/PSD, o CDS e o PPM. O líder social-democrata não aguentou as pressões. Dois meses antes, já enfrentara uma "revolta" popular dentro do seu partido, encabeçada por Helena Roseta. Ao lado da intrépida dirigente, também a manobrar nos bastidores, estava Pedro Santana Lopes e ... Cavaco Silva.
Na autobiografia, o actual Presidente português estafa-se a dizer que não é político, que nunca participou nas guerras internas e que até a sua eleição, em 1985 para a liderança do partido, foi um mero acidente.
Pois. O DL, de 11 de Agosto de 1981, dava conta da existência de uma "minoria radical" a empurrar Cavaco Silva.

Pode ser coincidência, mas...

...algo me diz que a quantidade de gente que hoje estava na praia e a greve dos transportes não é apenas ficção.
É que só vendo! Eu confesso e partilho o meu espanto. Sim, eu também fui até à praia, ali para os lados da Caparica (trabalho ao sempre ao fim-de-semana). A terça é, para mim, como se fosse Domingo e o bom tempo convidava, de facto, a carregar baterias. Lá fui eu, às dez e picos. Quando cheguei já estranhei. Tanta gente. Àquela hora. Dia de semana. Muitos jovens, estudantes, ok. Lá me pus a ler o meu livrinho, de papo para o ar, e quando me decido a molhar os pézinhos, mais parecia um qualquer sábado de verão. Era gente pra caramba!
Não podem ter estado todos a trabalhar como eu, durante o fim-de-semana. Não pode, não. Tanta gente, famílias inteirinhas. Já com tendas da Decathlon montadas no areal e os chapéus e os pára-ventos. Geleiras!
Bom, o Sol estava todo sorrisos, faz mal à moleirinha - usei chapéu, ainda assim - podia ser da minha vista, a verdade é que não paravam de chegar, ao ponto de já se sentarem uns quase em cima de outros (onde cabe um português, cabem mais dois ou três). Grrrr!
Mas quando eu saí da praia, tipo 12.30, então confirmei. No parque de estacionamento, já era tipo selva. Os carros a ficarem quanto mais coladinhos, mais cabe. Lá vim à minha vida. E não estou a moralizar, para que conste. Ah! Até o senhor da língua das sogras e das batatas fritas apareceu. Olhem que dava uma bela rep.
Agora imaginem na semana do Papa. Se o tempo ajudar. Ou S. Pedro, que é quem diz que trata destas coisas lá por cima.

Se a moda pega...

A comissária irlandesa anunciou que vai abdicar das reformas que recebe, entre as quais as de ex-ministra e de ex-deputada que, acumuladas, lhe garantem uns simpáticos 108 mil euros anuais (cerca de 9 mil euros por mês).

Que se juntam ao igualmente simpático salário de comissária europeia, de quase 20 mil euros mensais, que lhe rende mais 238 mil euros anuais.

Apesar de o agora moribundo “tigre celta” ter sido atingido em cheio pela crise (o défice vai em 14,3% e o desemprego em 13,2%) e uma das medidas de austeridade ter sido não apenas congelar, mas reduzir os salários da função pública, a senhora não tomou esta nobre iniciativa de livre vontade. Apenas o fez depois de a pressão por parte da opinião pública, media e da própria classe política do país se ter tornado insustentável.

Mas se esta moda segue o exemplo da crise e alastra Europa fora, em Portugal não faltará quem deva começar a deitar contas à vida…

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O cerco aperta-se

Luís Amado está no Luxemburgo a participar numa reunião com os seus homólogos europeus. Afeganistão, Guiné-Bissau, Sudão e Serviço de Acção Externa da União Europeia são alguns dos temas na agenda. As declarações do ministro português atraíram a atenção da imprensa estrangeira, mas por outras razões. Eis a ideia que Amado mais teve que repetir, em menos de cinco minutos e em várias línguas:

"That does not mean that our situation can be compared with the greek situation"

"La situation portugaise n’est pas tout à fait comparable a la situation grecque"

"A situação portuguesa é diferente da Grécia"

Em Abril, a Assembleia da República fez uma poupançazita

Inês de Medeiros, deputada do PS, participou no desfile comemorativo do 25 de Abril.

domingo, 25 de abril de 2010

Belém nos planos do PM ?

Esta tarde, no jardim da residência oficial, questionado sobre se no 25 de Abril sonhara vir a ser Primeiro-Ministro, José Sócrates respondeu:

"Não, nunca. Eu nunca sonhei com isso. Não sou daqueles que desde novo subiam para bancos fazendo discursos pensando ser o Presidente da Republica. Não faço parte desse conjunto de pessoas. Nunca sonhei nem ser Presidente da Republica, nem ser Primeiro-Ministro nem ocupar lugares de destaque."

O 25 de Abril visto ao contrário - 2

João Soares, do PS, recorda Álvaro Cunhal e cita Adriano Correia de Oliveira e.... Manuel Alegre!

O 25 de Abril visto ao contrário

Aguiar Branco, do PSD, citou Vladimir Lenine, Sérgio Godinho, Zeca Afonso e Rosa do Luxemburgo. Esqueceu-se de Francisco Sá Carneiro. Mas foi um poeta de Abril: "Dai ao povo o poder de escolher, dai ao povo o poder de decidir"

sábado, 24 de abril de 2010

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A revista de imprensa é na SIC

Pacheco Pereira aproveita boa parte do tempo da comissão parlamentar de inquérito PT-TVI para organizar o seu arquivo de imprensa : rasga páginas de jornais, dobra-as e arruma-as. Mas esta manhã, o deputado do PSD teve de deixar o trabalho a meio.

Cecília Meireles do CDS questionava o ex-administrador da PT Jorge Tomé quando Mota Amaral a interrompeu para advertir Pacheco: "Sr. deputado, chamo a sua atenção, o movimento dos jornais corta a visão do sr. dr. Jorge Tomé relativamente à sra. Cecília Meireles e vice-versa neste diálogo entre os dois."

A irmã do presidente

Mota Amaral não se cansa de tentar impôr a ordem nas audições da comissão parlamentar de inquérito alertando os deputados para a “péssima imagem” que dão lá fora com as picardias, os comentários de microfone fechado e o tom das perguntas.

A reunião desta manhã começou com os reparos do presidente da comissão :” Tenho estado a ser bombardeado por mensagens no meu correio electrónico de cidadãos a protestar e fazem-no contra mim…depois eu tenho um eleitor especialmente crítico que é a minha irmã...que depois me zurze com o que se passa aqui na comissão como se fosse eu o responsável…”

Por falar em espanhóis.....

Não foi a tempo da Semana Santa, mas terá a benção do Papa! António Costa queria abrir o Terreiro do Paço piscando o olho ao turismo espanhol. Falhou a meta comercial mas garantiu cobertura mediática . Antes de Bento XVI, a visita de Sócrates já na próxima segunda feira. Dois fieis amigos! Numa "grande campanha", para citar os objectivos traçados em Setembro de 2009 pelo autarca de Lisboa

Por supuesto...

E quando um administrador admite que o desagrado de um primeiro-ministro pesou numa decisão editorial, o que será ?

sinopse de um filme absurdo

domingos névoa foi condenado, em primeira instância, a uma multa de cinco mil euros, por corrupção. logo a seguir, sá fernandes foi condenado a uma multa de dez mil euros por ter chamado corrupto a alguém condenado em tribunal por corrupção. veio agora a relação absolver névoa com o argumento de que não há corrupção porque sá fernandes era a pessoa errada para corromper naquele caso. entretanto, no parlamento, discutem-se medidas de protecção para quem denunciar casos de corrupção.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

MANSO É O Rui Pedro Soares, PÁ !









Declaração de Sócrates no próximo debate quinzenal

RPS CPI PT TVI

Apesar do blackout e do pedido de desculpas a Sócrates, não podemos desvalorizar a ironia com que Rui Pedro Soares decidiu brindar os deputados em 7 minutos de declaração:

"Sem deixar de manifestar o enorme respeito e consideração por aqueles membros da comissão que iniciaram o exercício das suas funções sem ideias preconcebidas e com o propósito de descobrirem a verdade, não me disponho a responder a nenhuma pergunta

Termino a minha intervenção nesta comissão agradecendo a atenção que me dispensaram hoje e bem assim a atenção que tão generosamente me têm dedicado e certamente continuarão a dedicar.

Um dragão em black-out

Então agora que o Fê-cê-pê se deixou de silêncios, logo agora é que este Dragão D`Ouro se cala?
Que castigos estarão por detrás do black-out?

Só não pode ver a TVI

Farto de ser acusado pelo PS de falta de isenção, o bloquista João Semedo, relator da comissão de inquérito PT-TVI, já desabafou: "como relator, já nem posso ver televisão..."

O FCP não é para aqui chamado

Antes de Rui Pedro Soares entrar na comissão de inquérito PT-TVI, Mota Amaral lembra aos deputados que não estão no tribunal e pede para colocarem questões com cautela e respeito.

Onde é que já se ouviu isto?


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Para bom administrador meio desabafo basta

Desabafo de Jorge Sampaio, durante um debate sobre a pobreza e exclusão social, organizado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, esta tarde, em Lisboa:

"Deve ser dificil a um trabalhador de uma grande empresa pensar que deu o seu contributo honesto - mas não quero ser populista - para o produto final anual e ao mesmo tempo ter a noção que houve alguém premiado com um montante tal que ele levaria 96 anos da sua vida para poder ambicionar a lá chegar" (..)

Campanha eleitoral em marcha

Andava Cavaco Silva, atrapalhado e incomodado pelas declarações pouco simpáticas e anti-diplomáticas do presidente checo, quando uma nuvem vulcânica se abateu sobre os céus de Praga e da Europa. Para o Presidente português foi uma nuvem brança que salvou a viagem e lhe permitu dar boleia a criancinhas como se estivessem perdidas nessa inóspita Europa e transmitiu a imagem de um presidente intrépido a enfrentar as estradas europeias para chegar, são e salvo, ao seu país. E tudo isto com passadeira verde estendida e com os holofotes dos jornais, rádios e televisões.

O segundo grande momento vai acontecer já em Maio com a visita de Bento XVI. Cavaco Silva vai participar em todas as iniciativas em que estiver o Papa - tradução: onde estiverem as câmaras de televisão - sejam elas em encontros sociais ou religiosos. Vai demonstrar como age o presidente de uma república laica. E faz campanha.

A apoteose desta pré-campanha está reservada para Julho, em Angola. O Governo de Luanda, o MPLA e a Assembleia Nacional reservam para o presidente português uma recepção que só será suplantada pela visita papal. Festas, logo a começar no aeroporto, encontros com empresários e com a comunidade portuguesa, visitas às construções mais emblemáticas de Luanda, reuniões com as mais altas figuras de Estado, jantares sumptuosos e até espectáculos teatrais estão a ser preparados pelas autoridades de Luanda. Tudo para encher o olho. Angola vai assim agradecer o papel de Cavaco Silva no processo de paz e no reconhecimento internacional do regime. Mesmo sem ser (ainda) candidato, Cavaco Silva não vai deixar escapar a oportunidade para mais um grande momento de campanha a caminho da reeleição.

terça-feira, 20 de abril de 2010

"Olá bom dia, viu ontem o FCP?" - 2

Quando Rui Pedro Soares passava no Ministério dos Transportes e Comunicações - para falar de futebol, note-se - deveria assistir a uma imagem que está a fazer furor na Assembleia da República: Mário Lino a tirar a pastilha elástica da boca e a colá-la no tampo da mesa, na parte de baixo. Foi precisamente isso que ele fez na comissão de inquérito quando lhe pediram para parar de mascar. E até há uma foto da dita pastilha esmagada no tampo.

"Olá bom dia, viu ontem o FCP ?"

Mário Lino esteve ontem na comissão parlamentar de inquérito e durante três horas garantiu nunca ter sido informado pelos administradores da PT do negócio TVI (Henrique Granadeiro e Zeinal Bava eram os seus interlocutores na empresa).
Mas disse tambem que várias vezes falou com Rui Pedro Soares no ministério. O ex-administrador passava por lá "para me cumprimentar, para falarmos sobre futebol, ele estava a ter o filho nessa altura e estava com problemas até do parto da mulher, coisas desse género. Falámos de coisas muito rápidas sobre esse assunto." De PT é que não :"nem passaria pela cabeça do dr. Rui Pedro Soares me vir falar sobre qualquer matéria da PT quando ele sabia que eu nisso sou muito rigoroso: PT só com o dr. Francisco * Granadeiro* !"

* Não é gralha.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mesmo a tempo...

Parece que, por preguiça do vulcão e por pressão das companhias aéreas, a situação nos ares europeus deverá regressar à normalidade até quinta-feira.
A garantia foi dada por um responsável do Eurocontrol, no final de uma reunião dos ministros dos transportes da UE, que teve a particularidade de ter sido realizada por videoconferência (na verdade foi vídeo-tele-conferência, pois nem todos conseguir dar o passo pós-moderno, tendo participado no encontro por telefone).
Mesmo a tempo, não fosse o vulcão obrigar os responsáveis europeus a ter que continuar a recorrer a este 'expediente' e, eventualmente, a concluir que estas reuniões ministeriais em Bruxelas e no Luxemburgo podiam ser todas resolvidas assim, com evidentes benefícios para o ambiente e o contribuinte.
Para já não falar da ridícula transumância mensal do Parlamento Europeu entre Bruxelas e Estrasburgo. Não se sabe quanto eurodeputados conseguiram chegar à cidade francesa, mas nem assim o circo parou, a sessão plenária desta semana vai mesmo realizar-se, embora com menos um dia de trabalho e sem votações...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

santos populares

o presidente da república checa voltou hoje a dizer que não percebe como é que portugal não está preocupado com o défice das suas contas públicas.
já ontem, numa conferência de imprensa conjunta com cavaco silva, václav klaus tinha considerado "inimaginável" que alguns países possam atingir défices como os atingidos nos últimos tempos, acrescentando que se fosse primeiro ministro ou ministro das finanças nunca tal admitiria. ou seja, o que ontem poderia ter sido lido como uma gaffe inaceitável, hoje só pode ser visto como uma ofensa diplomática que não pode ficar sem resposta. e perante isto, o que disse o nosso presidente da república em defesa de portugal? que santo antónio é de lisboa....

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pasme-se!

O ministro que, há uns meses, foi tão ágil a acusar a oposição de espionagem política, Vieira da Silva (por causa das escutas do caso pt/tvi), agora, por algo completamente diferente e à vista desarmada de todos, diz que não percebe porque são tão altos os preços dos combustíveis em Portugal . Mas, sublinhe-se, foi preciso que um jornalista fizesse a pergunta (SICN, ontem à noite).

É caso, digo eu, para uma outra pergunta, se a questão não fosse colocada o ministro assobiava para o ar? Pelos vistos....Senão, porque não estava pedida a intervenção do regulador há mais tempo? Pelo que se percebe, só mesmo a pergunta provocou a reacção perplexa do ministro da economia. Se os combustíveis tivessem aumentado, sei lá, de um dia para o outro, ou, vá lá, de uma semana para a outra ainda se percebia. Mas não. A escalada dos preços dura e a gente sente no orçamento todos os meses, sr. ministro!

Enquanto se diverte, cala-se

Ana Gomes está no Sudão a observar as eleições. Vá lá que se tem distraído a tirar fotografias e a mostrar as virtudes de Cristiano Ronaldo. Os sudaneses, ao contrário de Angola, livraram-se de declarações insanas, incendiárias e histéricas quando se referiu a "irregularidades" e à falta de condições.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sapo socialista difícil de engolir

Apressado, Manuel Alegre - ou alguém por ele - tratou de passar a ideia de que a sua candidatura presidencial iria receber o apoio de José Sócrates e da direcção do PS.
Mas apesar do currículo à causa socialista portuguesa, apesar de ser militante do PS e de garantir que "pertence à família do PS", começa a ser claro que a direcção do PS só a muito contragosto vai apoiá-lo.
Aliás, o facto do próprio secretariado desmentir essa intenção divulgada pela Lusa esclarece tudo. Mesmo que Alegre resolva, como fez hoje, jurar o amor filial ao PS.
O outro sinal foi dado pelo próprio José Sócrates. Ele que tem o hábito de separar vincadamente, nas respostas aos jornalistas, quando é primeiro-ministro e quando está como secretário-geral, resolveu misturar as duas funções só para enviar o recado a Alegre e aos apoiantes que a agenda socialista é só o PS que a faz.
Manuel Alegre ameaça ser um sapo maior para o PS do que aquele que os comunistas engoliram quando foram obrigados a votar em Mário Soares.
E, nas próximas semanas, isso ainda vai ser mais evidente. Além de que, conta-nos a História, a vingança é um prato que se serve frio... e de bandeja.

terça-feira, 13 de abril de 2010

No baú

Da leitura de "Operárias e Burguesas - As Mulheres no Tempo da República" da historiadora Maria Alice Samara, não resisto a transcrever o catálogo de virtudes femininas do Almanaque Ilustrado de "O Século" de 1898 citado na obra. Tudo aquilo que a mulher deveria aprender:

«A coser.
A cozinhar.
A ser amável.
A ser obediente.
A ler livros úteis.
A levantar-se cedo.
A fugir da ociosidade.
A guardar um segredo.
A evitar a bisbilhotice.
A ser graciosa e alegre.
A dominar o seu génio.
A ser muito indulgente.
A ser a alegria da casa.
A cuidar bem dos filhos.
A convencer pela meiguice.
A não falar antes do tempo.
A ser a poesia e a flor do lar.
A não ser demasiado ciumenta.
A não andar sempre pelas lojas.
A tratar de tornar-se agradável.
A ter uma grande bondade de coração.
A ser o apoio e a força do seu marido.
A desposar um homem pelo seu mérito.
A ser corajosa em todas as circunstâncias.
A saber que o fim da existência é o aperfeiçoamento.»

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Retrato fiel do colonialismo

Em 1913, António Brandão de Melo, oficial do exército português, relatava as peripécias dos portugueses em Angola, num notável diário de mais de 500 páginas. Num dos dias, a 24 de Setembro, Brandão de Melo anotava no seu diário este delicioso pedaço de prosa que mostra, nu e cru, o colonialismo português:

"Hoje ao jantar o meu hospedeiro Firmino Mendes Ribeiro, bom homem e prestável, fartou-se de contar histórias de comadres visinhas. Aqui cada branco é casado à moda indígena com prêtas e, tal como certas brancas, originam mexericos e têm bulhas umas com as outras por motivos fúteis. Os patrões maridos tomam o partido das esposas negras e daí resultam histórias, historietas e vingançansinhas, quando não originam mesmo cenas desagradáveis e cortes de relações entre os brancos.
Esta terra é a terra dos mulatinhos. A par da única creança branca, por sinal bem galantinha, há uns 40 mulatinhos e mulatinhas. Só o meu hóspede, declarou-m'o ele, já têve 21 mulatinhos dos quais, felizmente para ele, só 2 estão vivos e a esses trata-os como verdadeiro pai afectuoso. Isto é típico do colono português. As mães continuam a dormir numa esteira no chão ao lado da cama do patrão e a vestir panos, mas os filhos têm a sua caminha de branco e vestem à europeia".*

O pedaço deste diário foi retirado da narrativa de uma épica viagem que levou Brandão de Melo a percorrer, a pé, 1893 quilómetros pelo interior de Angola. Toda a viagem está minuciosamente descrita e documentada com fotos: as paisagens, os "creados", a explicação das plantas e dos animais, as caçadas, a exposição topográfica e geográfica, os relatos das aventuras e peripécias, os negócios com os sobas e as guerras que enfrentou.
O diário (ainda) não está publicado e foi-me mostrado numa casa quinhentista, pertencente à família de Brandão de Melo. Por entre retratos de D. Miguel, D. Carlos e mais umas preciosidades monárquicas, está lá o espólio do oficial português que ainda contém umas espantosas reportagens fotográficas por terras de Angola, entre 1907 a 1939. Um tesouro, portanto, para a História de Angola.

*no original, respeitada a grafia

A pregar pregos

Apesar de terem indicações de que Manuel Alegre não falaria, alguns jornalistas deslocaram-se ao final da tarde à Buchholz à sessão de autógrafos do novo livro. Depois de algum tempo à espera na sala, esse pequeno grupo decidiu ir para a porta esperar o candidato e tentar aí falar com ele. Alegre chegou e, sem parar, limitou-se a sussurrar um "hoje, só falo de livros". Faltou-lhe acrescentar "à entrada". É que perante a resposta, todos os jornalistas se foram embora, à excepção da Lusa TV que ficou para recolher imagens dos autógrafos. Não sei se foi pela fraca presença de admiradores do escritor, o que é certo é que Alegre acabou por dar um exclusivo à equipa que lá permaneceu. Desrespeitando todos os outros jornalistas - os outros que respeitaram o silêncio a que o candidato parecia querer remeter-se ...

Ainda se pensou numa reunião com pipocas

Apreciador de reuniões nocturnas do grupo parlamentar, Francisco Assis convocou para terça-feira os deputados do PS. Tema: debate das propostas do grupo de trabalho de combate à corrupção.
Mas o futebol faz milagres...e se a conciliação trabalho-família não atrapalha a marcação da agenda do líder da bancada, um derby às 20.45h pode ser um obstáculo de peso.
A reunião passou para quarta-feira de manhã...

sábado, 10 de abril de 2010

Bar da Tina

O Bar da Tina viu uma mina no Congresso e toca de distribuir publicidade pelos automóveis estacionados à volta do Pavilhão dos Lombos.
O Bar da Tina prometia "The Best Strip Show in Estoril...Non Stop Erotic Strip...And Table Dance"...

E viva a uni da de

"Unidade não é unicidade". Nuno Morais Sarmento, já no final dos trabalhos, quebrou o guião do agora-somos-todos-amigos-à-volta-do-pedro.

Ausência notada

Manuela Ferreira Leite prometeu ir ao congresso mas não apareceu no primeiro dia.

Nem quer ouvir falar disso

Enquanto o PSD dá mais uma guinada à direita, Paulo Portas prefere assistir à pequena metamorfose do estrangeiro. Está algures, longe, apenas com o ouvido atento ao que anda, pelo país, a dizer Augusto Santos Silva. Mas garanto-vos que Portas não é o único dirigente do CDS que optou pelo "exílio" durante o fim-de-semana, longe de Carcavelos.

Acabou

Olha, acabou. Amanhã há mais. A partir das 10 horas. "Assim vão dormir a horas decentes", disse Rui Machete a fechar.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Congresso sem festa não é congresso

A JSD de Cascais deixou nas mesas dos congressistas convites para uma festa no Jézebel.
Dress code obrigatório: peça de roupa branca.
O início estava marcada para as 22h.
Se calhar por isso é que há tantas cadeiras vazias no Pavilhão dos Lombos...

Não são muitos

Fazem-se apostas sobre o ex-PR que Pedro Passos Coelho quer pôr à frente do Conselho Superior da República

Os restaurantes à beira-mar estão cheios

Todos falam em unidade. Lá fora, até há esplanada. Os jornalistas não se atropelam nos directos. Ninguém corre. Os nomes da nova direcção já são conhecidos. Há qualquer coisa que não está a bater certo no congresso do PSD....

Lisboa mata-os


Durante quatro dias, de quinta a domingo, o Teatro Camões, em Lisboa, recebe companhias de dança espanholas num festival intitulado "Madrid dança em Lisboa". Mesmo estando Espanha aqui tão perto é sempre uma oportunidade única de se assistir a espectáculos feitos por profissionais de escolas de dança - moderna, clássica e contemporânea - necessariamente diferentes do que se pratica em Portugal.
Mas logo no primeiro espectáculo da companhia Losdedae a sala do Camões estava tristemente vazia. E com bilhetes que, nalguns casos, nem chegam a custar 10 euros!
Curiosamente, a coreografia tenta mostrar como os bailarinos se sentem "amarrados" à lógica de um mundo inculto. E terminava com uma frase, escrita num painel: "Espanha tem cada vez menos espectáculos de dança". Que melhor sítio a Losdedae escolheu para lançar este lamento!
Por estas horas, os bailarinos espanhóis ainda devem estar a agradecer aos deuses por terem nascido... em Espanha.
O Festival "Madrid dança em Lisboa" continua até domingo com os "Dani Pannullo" (na foto), "Arieritos" e "Larumbe Danza".

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Uma selva urbana com futebol, política e estórias

Agora que anda meio mundo a ferver com a África do Sul, por causa do Mundial de Futebol, aconselho a leitura atenta dos escritos de António Mateus, provavelmente o jornalista português que melhor conhece a terra de Nelson Mandela. E recomendo vivamente uma atenção especial aos videos de promoção do país e do próprio mundial, onde se vê elefantes e leões a jogar. Alguns com toques bem mais ligeiros do que muitos futebolistas que por aí andam.
O António Mateus promete contar tudo o que se vai passar na África do Sul, em Junho.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Incómodos socialistas

António José Seguro atirou-se, com força, aos prémios distribuídos aos gestores das empresas com capitais públicos. A posição do deputado socialista não agradou a toda a gente, dentro... do PS. Vale a pena ler o que escreveu Ascenso Simões, membro da comissão política do PS, na sua página no Facebook:

"A posição de António José Seguro vai direita à grande massa de portugueses. Demagógica quanto baste. Porém, AJS não é um socialista qualquer e deveria ter algum cuidado com a forma como aborda estas questões. Talvez não estivesse no seu pensamento, mas dá ideia de uma perspectiva estatista e de uma tendência intervencionista, que o PS já havia abandonado.... Com amizade o digo!!!"

Um presidente... e o vazio

Sem direcção, apenas com o presidente eleito, é um cabo de trabalhos recolher alguma opinião social-democrata. De tal forma que a actual situação no PSD pode ser resumida nesta frase:

"Quem está não é, quem é (ainda) não está"