Foi o que José Sócrates disse esta tarde, confessando que "há muito mais por trás dumas jeans do que aquilo que nós imaginamos". Asas, pois, à imaginação, que ainda vamos ver, um destes dias, o primeiro-ministro de Portugal em poses, senão tão ousadas, pelo menos arriscadas. Afinal diz Sócrates dele próprio: "Eu que não passo de um canastrão que não tira as suas Levis 505, se me oferecerem umas jeans da Salsa, faço promoção." Será caso para dizermos que quem vê calças vê canastrões?sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
"O País precisa de se inspirar nos bons exemplos"
Foi o que José Sócrates disse esta tarde, confessando que "há muito mais por trás dumas jeans do que aquilo que nós imaginamos". Asas, pois, à imaginação, que ainda vamos ver, um destes dias, o primeiro-ministro de Portugal em poses, senão tão ousadas, pelo menos arriscadas. Afinal diz Sócrates dele próprio: "Eu que não passo de um canastrão que não tira as suas Levis 505, se me oferecerem umas jeans da Salsa, faço promoção." Será caso para dizermos que quem vê calças vê canastrões?Momento "Pintainho"*
José António Saraiva hoje na comissão parlamentar de ética
"Há aí uma questão pertinente que o sr. deputado coloca e é a questão do contraditório. Devo-lhe dizer que esta questão já foi debatida internamente porque, repito, nós somos um jornal transparente, não somos um jornal voyerista e temos uma relação de verdade com os leitores. E portanto foi debatida internamente e nalgumas notícias, como o sr. deputado terá visto, nalgumas notícias ouvimos. O Figo é ouvido, várias pessoas são ouvidas. Há outras escutas em que efectivamente as pessoas não são ouvidas. Pode discutir-se isso. Aceito. É uma discussão e uma observação legítima que me faz. O que eu entendi em alguns casos é que era inutil fazê-lo porque, como nós temos visto nesta comissão de ética, as pessoas limitam-se a dizer "não fiz, não sei, não vi" e portanto não é substancial, digamos assim, para a execução da noticia ouvir-se as pessoas porque as pessoas não adiantam nada de relevante. Portanto seria uma pura burocracia estar a ouvir dizer "olhe, isto é verdade ? não é mentira" mas concedo que o poderíamos ter feito embora, repita, acho que não alterava nada de substancial, que não adiantávamos nada para o esclarecimento dos factos."
* "jornalistas jovens que nós [Sol] formámos e a que chamámos pintainhos" JAS
"Há aí uma questão pertinente que o sr. deputado coloca e é a questão do contraditório. Devo-lhe dizer que esta questão já foi debatida internamente porque, repito, nós somos um jornal transparente, não somos um jornal voyerista e temos uma relação de verdade com os leitores. E portanto foi debatida internamente e nalgumas notícias, como o sr. deputado terá visto, nalgumas notícias ouvimos. O Figo é ouvido, várias pessoas são ouvidas. Há outras escutas em que efectivamente as pessoas não são ouvidas. Pode discutir-se isso. Aceito. É uma discussão e uma observação legítima que me faz. O que eu entendi em alguns casos é que era inutil fazê-lo porque, como nós temos visto nesta comissão de ética, as pessoas limitam-se a dizer "não fiz, não sei, não vi" e portanto não é substancial, digamos assim, para a execução da noticia ouvir-se as pessoas porque as pessoas não adiantam nada de relevante. Portanto seria uma pura burocracia estar a ouvir dizer "olhe, isto é verdade ? não é mentira" mas concedo que o poderíamos ter feito embora, repita, acho que não alterava nada de substancial, que não adiantávamos nada para o esclarecimento dos factos."
* "jornalistas jovens que nós [Sol] formámos e a que chamámos pintainhos" JAS
Nem com as forças das águas...
Jorge Coelho pediu a demissão imediata quando a ponte de Entre-os-Rios caiu. Nem ele, nem o governo de que ele fazia parte construíram a tal ponte. Mas Jorge Coelho entendeu que havia uma responsabilidade política. E deu a cara por ela.
Não consta que algum membro do governo regional da Madeira tenha tido a mesma dignidade, apesar da catástrofe ter sido anunciada, no mínimo, há dois anos. Como se pode ver no documentário da RTP2. São apenas cinco minutos que adivinhavam, quase ao milímetro, o que viria a acontecer. Mas ninguém se responsabiliza, ninguém sai.
Não consta que algum membro do governo regional da Madeira tenha tido a mesma dignidade, apesar da catástrofe ter sido anunciada, no mínimo, há dois anos. Como se pode ver no documentário da RTP2. São apenas cinco minutos que adivinhavam, quase ao milímetro, o que viria a acontecer. Mas ninguém se responsabiliza, ninguém sai.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Momento 'Dragão de Ouro'
Meia hora depois de começar a audição na comissão parlamentar de ética:
Rui Pedro Soares : "Peço desculpa e pedia a compreensão do sr. presidente para o que vou dizer : Na vida temos que saber exactamente os papeis que temos que assumir e não os podemos confundir. Queria dizer aqui que do ponto de vista pessoal eu sou um fervoroso adepto de futebol, acho que como a maioria dos portugueses, sou um fervoroso adepto de futebol e o meu clube é o Futebol Clube do Porto. O meu clube é o FCP. Queria dizer que inclusivamente no ano de 2009 tive a honra de receber o Dragão de Ouro de sócio do ano do FCP. Posso dizer que foi com grande felicidade que recebi essa atribuição. Devo dizer que os meus filhos são sócios do FCP desde o dia que nasceram. Quero dizer que o meu pai é sócio do FCP desde o dia que nasceu. Gostava de dizer que o meu avô paterno quando faleceu foi enterrado e em cima tinha com ele uma bandeira do FCP. Portanto futebol, se querem que lhes diga, se o FCP não ganha um jogo, eu até tenho algumas dificuldades em jantar, mas uma das responsabilidades que tinha na PT era os patrocínios institucionais e a relação com os três clubes de futebol. E portanto eu queria dizer que todas as pessoas que me conhecem sabem que eu sou do FCP, toda a minha familia é do FCP, a minha filha de 7 anos infelizmente é do Sporting mas eu todos os dias tento que seja do FCP, e eu queria-vos ler a carta que recebi do Sport Lisboa e Benfica, entidade com que me relacionei durante quatro anos no exercicio das minhas funções de administrador da PT com responsabilidades dos patrocínios institucionais, recebi esta carta do SLB na sequência da minha decisão de abandonar o cargo de administrador executivo do Futebol Clube...da Portugal Telecom..."
Marques Guedes : Ó sr. dr. eu não quero pôr em causa o seu fervor futebolístico, longe de mim...
Rui Pedro Soares : Mas isto para mim é muito relevante
Marques Gedes : Eu não ponho em causa que seja relevante para o senhor, eu acho é que para os trabalhos da comissão não estou a perceber minimamente a respectiva relevância..."
Mais tarde, Rui Pedro Soares acabaria por ler a carta do Benfica de elogio do ex- administrador da PT
Rui Pedro Soares : "Peço desculpa e pedia a compreensão do sr. presidente para o que vou dizer : Na vida temos que saber exactamente os papeis que temos que assumir e não os podemos confundir. Queria dizer aqui que do ponto de vista pessoal eu sou um fervoroso adepto de futebol, acho que como a maioria dos portugueses, sou um fervoroso adepto de futebol e o meu clube é o Futebol Clube do Porto. O meu clube é o FCP. Queria dizer que inclusivamente no ano de 2009 tive a honra de receber o Dragão de Ouro de sócio do ano do FCP. Posso dizer que foi com grande felicidade que recebi essa atribuição. Devo dizer que os meus filhos são sócios do FCP desde o dia que nasceram. Quero dizer que o meu pai é sócio do FCP desde o dia que nasceu. Gostava de dizer que o meu avô paterno quando faleceu foi enterrado e em cima tinha com ele uma bandeira do FCP. Portanto futebol, se querem que lhes diga, se o FCP não ganha um jogo, eu até tenho algumas dificuldades em jantar, mas uma das responsabilidades que tinha na PT era os patrocínios institucionais e a relação com os três clubes de futebol. E portanto eu queria dizer que todas as pessoas que me conhecem sabem que eu sou do FCP, toda a minha familia é do FCP, a minha filha de 7 anos infelizmente é do Sporting mas eu todos os dias tento que seja do FCP, e eu queria-vos ler a carta que recebi do Sport Lisboa e Benfica, entidade com que me relacionei durante quatro anos no exercicio das minhas funções de administrador da PT com responsabilidades dos patrocínios institucionais, recebi esta carta do SLB na sequência da minha decisão de abandonar o cargo de administrador executivo do Futebol Clube...da Portugal Telecom..."
Marques Guedes : Ó sr. dr. eu não quero pôr em causa o seu fervor futebolístico, longe de mim...
Rui Pedro Soares : Mas isto para mim é muito relevante
Marques Gedes : Eu não ponho em causa que seja relevante para o senhor, eu acho é que para os trabalhos da comissão não estou a perceber minimamente a respectiva relevância..."
Mais tarde, Rui Pedro Soares acabaria por ler a carta do Benfica de elogio do ex- administrador da PT
Índice de produtividade
O antigo administrador da PT, Rui Pedro Soares, que tinha elevadas responsabilidades nos negócios da empresa - imobiliários, Timor, África, PT-Compras, marketing, clubes de futebol e ainda comprar televisões, etc - confessou sentir-se "muito cansado" 90 minutos depois de estar sentado, a fugir às perguntas, na comissão parlamentar.
ainda há coisas que nos alegram
no meio de tantas notícias negativas e que só nos envergonham (pelos menos a mim, algumas, envergonham-me) surgem, de vez em quando, motivos de orgulho. é o caso do PORDATA. trata-se de uma base de dados que junta toda a informação estatística sobre portugal desde 1960. um verdaeiro serviço público oferecido a todos nós por uma fundação privada. nos últimos dois dias, passei horas deslumbrada com aquele manancial de informação que tão útil nos vai ser, que tanta falta nos fazia para podermos ter opiniões mais informadas, mais fundamentadas. deixo o endereço: www.pordata.pt vão lá. já!
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Repararam?
Não foi um, nem dois. Três. Foram três socialistas que, no espaço de uma hora, se atropelaram a reagir às declarações de Manuela Ferreira Leite. Sigo a cronologia da Lusa: Francisco Assis, líder parlamentar, às 19.15, actualizado às 19.23. Depois, foi Vieira da Silva à saída da COF (comissão do orçamento e finanças) às 19.52. A tempo das oito, falou ainda o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, às 20.05.
E vai uma apostinha que amanhã no Conselho de Ministros também fala o MP, Pedro Silva Pereira?
E vai uma apostinha que amanhã no Conselho de Ministros também fala o MP, Pedro Silva Pereira?
Guia do Correio
Porque também a minha vida não é isto, passem por lá. Gosto particularmente deste post.
Imperdível...Paramés

É mais uma exposição de um pintor que vai dar muito que falar: João Paramés. Fixem o nome e admirem a obra. A inauguração está marcada para esta quinta-feira, na Galeria 9arte, em Lisboa. Até ao dia 22 de Março. Imperdível.
Tiraram-lhe a Nobreza
Manuel Alegre esteve, mais uma vez, rodeado por indefectíveis apoiantes, na apresentação do livro de Henrique Galvão, no Museu da Resistência e República. Na sala, por entre conversas, alguém soltou este desabafo:
"A ele, agora só chamo Fernando, simplesmente, sem mais nada".
O "Fernando" é facilmente detectável. E o verniz estalado também.
"A ele, agora só chamo Fernando, simplesmente, sem mais nada".
O "Fernando" é facilmente detectável. E o verniz estalado também.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Os problemas particulares do director de um jornal nacional
Em carta enviada ao presidente da comissão parlamentar de ética, na véspera de ser ouvido, José António Saraiva explicava que não se sentia "motivado" para falar de "problemas particulares" na AR perante a tragédia da Madeira. "As questões que pretendia - e pretendo - tratar, e que são relevantíssimas, não teriam o eco devido num momento em que a atenção do país está focalizada, justamente, noutro problema, de dimensões trágicas." O director do Sol pedia então o adiamento da audição "para uma data em que se tenham desvanecido os ecos desta catástrofe". A audição, que estava marcada para esta tarde, foi reagendada para sexta-feira...
( fique José António Saraiva descansado que, mesmo com os directos do Funchal, as televisões continuam à porta da sala 7 a fazer directos da comissão.)
( fique José António Saraiva descansado que, mesmo com os directos do Funchal, as televisões continuam à porta da sala 7 a fazer directos da comissão.)
Estórias que valem a pena
“Abrantes/Cheias: Bombeiros prestam apoio a 800 ovelhas que ficaram isoladas
Santarém, 23 fev (Lusa) - Os Bombeiros Municipais de Abrantes estão a prestar apoio a um rebanho com cerca de 800 ovelhas que ficou isolado numa ilha no meio do Tejo, na zona de Alvega, disse à agência Lusa o comandante da corporação.
António Manuel afirmou que, ao invés de retirar as ovelhas do local, sob o risco de, no transporte por barco, se perder alguma, os bombeiros optaram por levar o pastor de manhã, garantindo o transporte de ração, por duas vezes, para alimento dos animais.
"Os animais estão em segurança, por isso optámos por não os retirar", disse, afirmando que o caudal do rio começou a baixar ao fim da manhã, não se prevendo neste momento um agravamento.
O pastor regressará ao final da tarde, adiantou.”
Santarém, 23 fev (Lusa) - Os Bombeiros Municipais de Abrantes estão a prestar apoio a um rebanho com cerca de 800 ovelhas que ficou isolado numa ilha no meio do Tejo, na zona de Alvega, disse à agência Lusa o comandante da corporação.
António Manuel afirmou que, ao invés de retirar as ovelhas do local, sob o risco de, no transporte por barco, se perder alguma, os bombeiros optaram por levar o pastor de manhã, garantindo o transporte de ração, por duas vezes, para alimento dos animais.
"Os animais estão em segurança, por isso optámos por não os retirar", disse, afirmando que o caudal do rio começou a baixar ao fim da manhã, não se prevendo neste momento um agravamento.
O pastor regressará ao final da tarde, adiantou.”
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Jamais será repetida
Alberto João Jardim, em entrevista à RTP esta noite, soltou uma frase histórica. E que certamente não será repetida:
"Estou muito grato ao primeiro-ministro"
"Estou muito grato ao primeiro-ministro"
Momentos de humor
Quem viaja para países africanos ou asiáticos fica sujeito a ter vacinas em dia. Nada mais natural. O problema é a actualização do boletim. Começa com a obrigação de haver uma receita em que o médico se limita a listar as vacinas: habituais e obrigatórias que qualquer enfermeiro de um centro de vacinação conhece. Depois passa pela procura do dito centro que não esteja esgotado. A seguir enfrenta o momento Monty Phiton: os centros - internacionais, recorde-se - não têm as vacinas exigidas. Nuns casos, mandam comprar à farmácia. Noutros, mandam procurar as vacinas em centros de saúde.
No meio disto, um médico, de 70 anos, habituado a lidar com os centros de vacinação e que trabalhou na Alemanha durante 20 anos, confessava-me divertido:
"Gosto muito mais de trabalhar em Portugal. É muito mais divertido por que, todos os dias, há situações novas. E todas elas anedóticas. Dá para rir".
No meio disto, um médico, de 70 anos, habituado a lidar com os centros de vacinação e que trabalhou na Alemanha durante 20 anos, confessava-me divertido:
"Gosto muito mais de trabalhar em Portugal. É muito mais divertido por que, todos os dias, há situações novas. E todas elas anedóticas. Dá para rir".
madeira regressa ao normal
depois de um fim de semana de normalidade democrática, a madeira regressou à sua própria normalidade. hoje, bem cedo, as corporações de bombeiros deixaram de prestar declarações, os serviços oficiais já não falam, a protecção civil regional deixou de dar informações. a partir de agora, quem quiser obter informações terá que esperar pelas conferências de imprensa (não se sabe se com ou sem direito a perguntas) marcadas para o meio dia e para as seis e meia da tarde na sede do governo regional. já no sábado, em plena crise, com notícias de dezenas de mortos, feridos e desalojados, ajj tinha deixado claro que o que mais o preocupava era a imagem da madeira no exterior. hoje, decidiu tomar o assunto em mãos e acabar com as informações que possam beliscar essa imagem.
domingo, 21 de fevereiro de 2010
missão humanitária
será que fernando nobre vai para a madeira?
*pergunta sugerida pela jornalista da renascença cristina nascimento
*pergunta sugerida pela jornalista da renascença cristina nascimento
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Centro Presidência Amiga*

A AMI vai deixar de ter os centros de Assistência Amiga.
* Sugestão de Ana Catarina Santos, jornalista TSF
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
por esta é que eles não esperavam....
a candidatura de fernando nobre veio baralhar as hostes socialistas e bloquistas. quando a casa parecia tão arrumadinha, pelo menos no que diz respeito às presidenciais, fernando nobre apareceu e baralhou tudo. não será certamente pelo número de votos que o presidente da ami vale, mas pelo que representa em termos públicos. fernando nobre foi exibido como trunfo em várias campanhas socialistas e bloquistas. lembro apenas que, ainda bem recentemente, foi da comissão de honra da candidatura de antónio costa à câmara de lisboa e foi o mandatário de miguel portas nas eleições europeias. e agora? criticam-no? apoiam-no? ignoram-no? para já, os comentários são raros com a desculpa de que estão à espera do discurso de apresentação da candidatura. eu diria que estão é a ganhar tempo, pensando no que vão dizer. como compatibilizar nobre e alegre? que golpe de mestre de soares....
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Há coincidências na vida levadas de todos os diabos*
Rui Pedro Soares demitiu-se da administração da PT precisamente no mesmo dia em que houve reunião do secretariado do PS. E no dia em José Sócrates resolveu arrumar a casa socialista.
*Vitorino Nemésio, "Mau tempo no canal"
*Vitorino Nemésio, "Mau tempo no canal"
Subscrever:
Mensagens (Atom)

