O Correio Preto já anda a adivinhar a agenda da campanha de Vital Moreira:
Dia 1 - Colóquio no CCB subordinado ao tema "O futuro da Europa"
Dia 2 - Colóquio no CCB subordinado ao tema "Europa e o futuro"
Dia 3 - Colóquio no CCB subordinado ao tema "Ser a Europa do futuro"
Dia 4 - Colóquio no CCB subordinado ao tema "Europa, que futuro?"
Dia 5 - Colóquio no CCB subordinado ao tema "Estar na Europa do futuro"
...
Publicado : Filipa Martins/Emídio Fernando
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Alguém encontra semelhanças?
Conversa ouvida fora da Nave de Espinho:
Delegado: Oh... camarada, acha que ELE ganha com estas porras do Freeport?
Rui Oliveira e Costa: Claro.. então a Fátima Felgueiras e o Isaltino Morais não ganharam? E por grande maioria.
Delegado: Oh... camarada, acha que ELE ganha com estas porras do Freeport?
Rui Oliveira e Costa: Claro.. então a Fátima Felgueiras e o Isaltino Morais não ganharam? E por grande maioria.
Em cheio!
Tal como a TSF e o Correio Preto anunciaram, Vital Moreira é o cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu. Ele próprio está a enumerar os seus feitos políticos. Ainda não se referiu ao facto de ter sido deputado do PCP.
Publicado: Filipa Martins/Emídio Fernando
Publicado: Filipa Martins/Emídio Fernando
Aqui entre nós
Vital Moreira é cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu. O nome vai ser anunciado às 20h.
Por: Filipa Martins/Emídio Fernando
Por: Filipa Martins/Emídio Fernando
Que seria de um congresso sem os rumores?
Antes do congresso, surgia, nas notícias e em crónicas anónimas, o nome de Freitas do Amaral para liderar a lista ao Parlamento Europeu. Antes falava-se em Luís Amado como o homem que iria enfrentar essa pesada tarefa. Depois chegava a vez de Edite Estrela. Agora, pelos bastidores da Nave de Espinho, corre o nome de António José Seguro. Já vão em quatro os putativos candidatos que só José Sócrates - vá lá e Pedro Silva Pereira -sabe quem, de facto, vai liderar a lista do PS nas próximas europeias.
Coisas do outro mundo
A SIC Notícias passou uma entrevista com um especialista em vida extraterrestre no intervalo do Congresso. Há quem diga que é uma estratégia do canal para competir com a TVI24. Mas a verdade é que está tudo relacionado, quando o congresso se realiza numa ‘Nave’ Desportiva e muitos dizem que alternativas ‘só se cairem do céu aos trambolhões’.
Publicado: Filipa Martins
António Costa tem razão: há uns e outros
A organização do congresso envia, frequentemente, sms aos congressistas e jornalistas. Assim, anuncia a agenda dos trabalhos, mas não só. Quando falam os congressistas do "regime", como António Costa e Augusto Santos Silva (apoiantes da moção de Sócrates), os sms comunicam com a devida antecedência. Mas ninguém se lembrou de avisar, por exemplo, da hora da intervenção de Fonseca Ferreira, também ele autor de uma moção global.
Malhar sim, mas nem todos podem ir à luta
Augusto Santos Silva está a discursar. Por via das dúvidas e antes que ele peça para a malta ir "malhar" na direita, mais de três quartos dos delegados abandonaram a sala.
A amante do wrestling
Uma congressista, profissional em papar congressos, na única e extensa fila para o café, confessa que gostava que o Congresso do PS fosse em Matosinhos. Para a peixeirada...
Publicado por Filipa Martins/Emídio Fernando
Publicado por Filipa Martins/Emídio Fernando
Onde estão as legendas?
Edmundo Pedro está a falar (para o lado) no Congresso.
Publicado: Filipa Martins
Publicado: Filipa Martins
A grande verdade de António Costa
"Há uma grande diferença entre o rico e o pobre."
Publicado: Filipa Martins
Publicado: Filipa Martins
Problemas de paternidade
O "grande partido da esquerda democrática" - o PS - convidou para o seu XVI Congresso esse "grande partido" democrático vindo da China.
Na apresentção dos convidados internacionais, Almeida Santos, presidente socialista, classificou-os como "uns convidados irmãos outros nem tanto". Atendendo os negócios que Almeida Santos tem feito pelo Oriente, desconfiamos que o partido chinês está na classe de "irmão do peito".
Publicado: Filipa Martins/Emídio Fernando
Na apresentção dos convidados internacionais, Almeida Santos, presidente socialista, classificou-os como "uns convidados irmãos outros nem tanto". Atendendo os negócios que Almeida Santos tem feito pelo Oriente, desconfiamos que o partido chinês está na classe de "irmão do peito".
Publicado: Filipa Martins/Emídio Fernando
Costa no seu labirinto
A tradição socialista mantém-se firme. Por sms, os delegados ficam a saber que António Costa vai apresentar a moção de José Sócrates. A coisa estava marcada para as 10 horas, mas, por essa altura, Costa ainda estava à conversa com Mário Lino, nas imediações da Nave de Espinho. Certamente a falar de investimentos públicos para Lisboa que a aflição é muita.
Mas até na moção, Sócrates está cercado pelos costistas.
Mas até na moção, Sócrates está cercado pelos costistas.
Reforço de luxo
Como prometido, o Correio Preto terá, durante o congresso do PS, a participação, como convidada especial, da escritora e jornalista Filipa Martins, "roubada" ao Corta-Fitas.
Que não lhes falte a graxa
Os trabalhos começavam às 10h, mas já caminhamos para as 11h. A culpa é do casal do parque de estacionamento da Nave Desportiva de Espinho. Sentada no Seat Ibiza, a senhora engraxava carinhosamente os sapatos do congressista. Tudo seria perfeito, se os sapatos não fossem castanhos e o cinto preto...
Publicado: Filipa Martins
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Espinho aqui vai o Correio
O Correio Preto vai estar no congresso do PS e afazer a cobertura possível à semelhança do que fizera nos conclaves do PCP e CDS. E, desta vez, com uma provável convidada.
Antes de entrar na Nave de Espinho, o Correio Preto deixa uma pergunta:
E se um delegado - de peso -, em pleno congresso, sugerir que o PS proponha Manuel Alegre a encabeçar a lista ao Parlamento Europeu?
Antes de entrar na Nave de Espinho, o Correio Preto deixa uma pergunta:
E se um delegado - de peso -, em pleno congresso, sugerir que o PS proponha Manuel Alegre a encabeçar a lista ao Parlamento Europeu?
Debandada

À medida que o mandato da actual Comissão Europeia se aproxima do fim, aumenta o número de comissários que não querem ficar para trás para apagar a luz.
A responsável pelo orçamento, a lituana Dalya Grybauskaite, anunciou esta semana que será candidata às eleições presidenciais no seu país, marcadas para 17 de Maio. Suspende o mandato em meados de Abril e o mais provável é ser eleita e não regressar a Bruxelas. Nessa altura se verá se Barroso encontra algum lituano disponível para tapar o buraco durante alguns meses ou se entregará o pelouro a outro comissário.
Seja como for, é bom que vá pensando no assunto, porque pelo menos outros cinco membros da sua equipa (os comissários belga, eslovaco, esloveno, luxemburguês e polaco) já declararam publicamente ou fizeram constar que tencionam encabeçar listas partidárias nas eleições europeias de Junho.
A que se somam os três que, nos últimos tempos, trocaram Bruxelas pelas respectivas capitais (o comissário cipriota, o britânico e o italiano), tendo no entanto sido todos substituídos.
A responsável pelo orçamento, a lituana Dalya Grybauskaite, anunciou esta semana que será candidata às eleições presidenciais no seu país, marcadas para 17 de Maio. Suspende o mandato em meados de Abril e o mais provável é ser eleita e não regressar a Bruxelas. Nessa altura se verá se Barroso encontra algum lituano disponível para tapar o buraco durante alguns meses ou se entregará o pelouro a outro comissário.
Seja como for, é bom que vá pensando no assunto, porque pelo menos outros cinco membros da sua equipa (os comissários belga, eslovaco, esloveno, luxemburguês e polaco) já declararam publicamente ou fizeram constar que tencionam encabeçar listas partidárias nas eleições europeias de Junho.
A que se somam os três que, nos últimos tempos, trocaram Bruxelas pelas respectivas capitais (o comissário cipriota, o britânico e o italiano), tendo no entanto sido todos substituídos.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Oportunidade perdida
Arrancaram, finalmente, as emissões do TVI24, o novo canal de informação da TVI. Como jornalista, só desejo o maior sucesso ao canal e sobretudo a todos os que lá trabalham. Mas como consumidor da informação, não posso deixar de ficar preocupado. Foi prometido um canal "irreverente", "diferente" e "irrequieto", mas vi apenas uma cópia dos outros dois canais de informação.
Logo a abrir, o TVI24 falou-nos do pessimismo dos portugueses, do BPP, do empresário Manuel Fino, da CGD, de Teixeira dos Santos, de José Sócrates e do Parlamento. As primeiras figuras das notícias, a aparecer no écran, foram... Teixeira dos Santos e Francisco Louçã. Um engravatado, o outro de 'blazer'. E depois seguiram-se os intermináveis debates. Primeiro, com Joaquim Pina Moura e Bagão Félix. Depois, com Vital Moreira, Rui Ramos e Vasco Pulido Valente. Para quem quis transpirar irreverência, só ficou o cheiro a mofo.
Confesso que não esperava muito mais do que o TVi24 promete ser: a mesma informação engravatada e de um país sentado que se encontra em qualquer canal nacional. Ainda assim, guardava uma secreta esperança de ver reportagens e estórias do País real - de pessoas que sobrevivem com salários mínimos; dos desempregados; das empresas que encerram e de outras que se mantêm em actividade em luta constante; dos tribunais sem condições; das escolas provisórias que se transformam em definitivas; de Lisboa com bares fechados às 2 da manhã; da sobrevivência de músicos, bailarinos, artistas em tempos de crise; de buracos que parecem crateras nas estradas; dos miúdos que sonham, em academias desportivas, serem ronaldos; de tanta, tanta coisa que faz pulsar o país. E gostava de "ver" notícias.
Confesso ainda que sonhei que o canal tivesse um rasgo de ousadia de forma a "explodir" deste quadrado. Queria saber, através da TVI24, como o Mundo roda, não o mundo de Obama e da estratosfera política, mas o outro: o das pessoas. Que transportasse os telespectadores para fora desta freguesia.
Com esse tipo de informação, há uma pergunta que me assalta: haverá algum motivo para um telespectador da SIC-Notícias mudar de canal?
Logo a abrir, o TVI24 falou-nos do pessimismo dos portugueses, do BPP, do empresário Manuel Fino, da CGD, de Teixeira dos Santos, de José Sócrates e do Parlamento. As primeiras figuras das notícias, a aparecer no écran, foram... Teixeira dos Santos e Francisco Louçã. Um engravatado, o outro de 'blazer'. E depois seguiram-se os intermináveis debates. Primeiro, com Joaquim Pina Moura e Bagão Félix. Depois, com Vital Moreira, Rui Ramos e Vasco Pulido Valente. Para quem quis transpirar irreverência, só ficou o cheiro a mofo.
Confesso que não esperava muito mais do que o TVi24 promete ser: a mesma informação engravatada e de um país sentado que se encontra em qualquer canal nacional. Ainda assim, guardava uma secreta esperança de ver reportagens e estórias do País real - de pessoas que sobrevivem com salários mínimos; dos desempregados; das empresas que encerram e de outras que se mantêm em actividade em luta constante; dos tribunais sem condições; das escolas provisórias que se transformam em definitivas; de Lisboa com bares fechados às 2 da manhã; da sobrevivência de músicos, bailarinos, artistas em tempos de crise; de buracos que parecem crateras nas estradas; dos miúdos que sonham, em academias desportivas, serem ronaldos; de tanta, tanta coisa que faz pulsar o país. E gostava de "ver" notícias.
Confesso ainda que sonhei que o canal tivesse um rasgo de ousadia de forma a "explodir" deste quadrado. Queria saber, através da TVI24, como o Mundo roda, não o mundo de Obama e da estratosfera política, mas o outro: o das pessoas. Que transportasse os telespectadores para fora desta freguesia.
Com esse tipo de informação, há uma pergunta que me assalta: haverá algum motivo para um telespectador da SIC-Notícias mudar de canal?
O bom assessor de imprensa - 2
Sem ensombrar a incompetência do visado, o post anterior é injusto. Por duas razões:
-porque, em última análise, a decisão de não falar à imprensa é do ministro, que opta por não prestar contas sobre as posições que assume em nome de Portugal (neste caso num assunto colocado na agenda pelo próprio governo português…) e que desde que foi apanhado a fazer comentários sobre a mulher de Nicolas Sarkozy, apenas falou à imprensa numa ocasião, depois de participar num Conselho de Ministros da UE;
-porque pode ter dado a impressão de que este seu assessor de imprensa é o mais incompetente dos muitos assessores deste governo. É mentira. Há muitos piores ou iguais, numa espécie de concurso não assumido em que procuram atingir patamares cada vez mais refinados de incompetência e inutilidade. E que certamente darão matéria para novos posts.
-porque, em última análise, a decisão de não falar à imprensa é do ministro, que opta por não prestar contas sobre as posições que assume em nome de Portugal (neste caso num assunto colocado na agenda pelo próprio governo português…) e que desde que foi apanhado a fazer comentários sobre a mulher de Nicolas Sarkozy, apenas falou à imprensa numa ocasião, depois de participar num Conselho de Ministros da UE;
-porque pode ter dado a impressão de que este seu assessor de imprensa é o mais incompetente dos muitos assessores deste governo. É mentira. Há muitos piores ou iguais, numa espécie de concurso não assumido em que procuram atingir patamares cada vez mais refinados de incompetência e inutilidade. E que certamente darão matéria para novos posts.
O bom assessor de imprensa
O bom assessor de imprensa acompanha o respectivo ministro nas deslocações a Bruxelas. A viagem é paga pelo contribuinte.
O bom assessor de imprensa chega a Bruxelas na véspera da reunião. O hotel é pago pelo contribuinte.
O bom assessor de imprensa não contacta os jornalistas que esperam o ministro logo pela manhã, mas garante que este não fala ao entrar para a reunião.
O bom assessor de imprensa lá atende o telefone e promete que passa pela sala de imprensa para falar com os jornalistas.
O bom assessor de imprensa não mete os pés na sala de imprensa durante um dia inteiro e não explica a nenhum dos jornalistas portugueses que posições o seu ministro defendeu em nome de Portugal.
O bom assessor de imprensa envia um comunicado pela tardinha directamente às redacções em Lisboa a contar que o ministro “participou” numa reunião.
O bom assessor de imprensa não avisa ninguém que o ministro já se foi embora da reunião embora só tenha avião de regresso a Lisboa passadas mais de 2 horas.
O bom assessor de imprensa não atende o telefone a ninguém.
O bom assessor de imprensa chama-se Manuel Lage e trabalha para o ministro de administração interna. O seu ordenado é pago pelo contribuinte.
Na reunião em causa discutiram-se trivialidades como o acolhimento de prisioneiros de Guantanamo por países da União Europeia e a recepção de refugiados iraquianos.
O bom assessor de imprensa chega a Bruxelas na véspera da reunião. O hotel é pago pelo contribuinte.
O bom assessor de imprensa não contacta os jornalistas que esperam o ministro logo pela manhã, mas garante que este não fala ao entrar para a reunião.
O bom assessor de imprensa lá atende o telefone e promete que passa pela sala de imprensa para falar com os jornalistas.
O bom assessor de imprensa não mete os pés na sala de imprensa durante um dia inteiro e não explica a nenhum dos jornalistas portugueses que posições o seu ministro defendeu em nome de Portugal.
O bom assessor de imprensa envia um comunicado pela tardinha directamente às redacções em Lisboa a contar que o ministro “participou” numa reunião.
O bom assessor de imprensa não avisa ninguém que o ministro já se foi embora da reunião embora só tenha avião de regresso a Lisboa passadas mais de 2 horas.
O bom assessor de imprensa não atende o telefone a ninguém.
O bom assessor de imprensa chama-se Manuel Lage e trabalha para o ministro de administração interna. O seu ordenado é pago pelo contribuinte.
Na reunião em causa discutiram-se trivialidades como o acolhimento de prisioneiros de Guantanamo por países da União Europeia e a recepção de refugiados iraquianos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)